Na tarde desta quarta-feira 19 de maio, a cidade maranhense de Tutóia no litoral do Maranhão, distante 330 km da capital São Luis, recebeu com muita tristeza a notícia do falecimento da professora Maria José Brandão Ramos, a professora Zezéh Ramos ou Zezéh do Zé Carlos como também era conhecida.
Zezéh, uma das entusiastas da educação e da cultura de Tutóia, faleceu nesta tarde em São Luis onde se encontrava em tratamento de saúde há cerca de uns 20 dias.
Mulher forte, guerreira, muito contribuiu com o seu trabalho para a educação do município, com os cargos que exerceu na área educacional, dentre os quais o de secretária de educação municipal.
Membro fundadora da Academia de Ciências Artes e Letras de Tutóia - ACALT na qual também exerceu a presidência, Zezéh tinha sido indicada para sócio-correspondente da Academia Parnaibana de Letras -APAL entretanto, em decorrência da pandemia ainda não tinha sido empossada. Fundou o grupo Pioneiros Galhardenses que reúne ex-alunos do Colégio Almeida Galhardo em confraternização salutar e literária, bem assim já editou duas coletâneas anuais com e referido grupo.
A professora Zezéh deixa um legado de amor à família, de lutas por uma educação melhor no município e principalmente de amizade entre as pessoas.
Neste momento de dor em que todos sentem por sua partida ao Reino Eterno, associo-me, juntamente com minha esposa Cisa (Maria da Graça) ex-galhardense, aos sentimentos da família, ao tempo que elevamos nossas preces ao Criador para que a receba em seu Reino e a coloque no lugar que ela bem merece como prêmio por tudo de bom que ela fez nesta vida terrena.
DESCANSE EM PAZ AMIGA ZEZÉH!
O corpo da professora Zeze está sendo trasladado de São Luis ara Tutóia e será velado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, obedecendo todos requisitos das normas de proteção à saúde.
Que Deus a acolha com todo amor que Lhe é peculiar,e conforte a família enlutada 🙏
ResponderExcluirA Zezé nos deixou um legado incomparável, mas tanto no campo da educação quanto da literatura, mas também como pessoa boa que foi no convívio com a comunidade tutoiense. Sem deixar escapar uma vírgula fez da sua vida uma tragetoria de trabalho e dedicação às causas sociais em prol do seu povo. Descanse a paz Zezé.
ResponderExcluirQue Deus conforte seus familiares.
ResponderExcluirMantinha nos últimos tempos um diálogo (por whatsapp) com a professora Zezeh. Tendo como temas prediletos, educação, cultura, história e Tutóia. Uma grande perda para educação e cultura tutoiense. Professora Zezeh deixa um legado. Nossos mais sinceras condolências a família e amigos.
ResponderExcluirMinha nobre professora, que soube transmitir a todos os seus alunos o conhecimento e o desenvolvimento pessoal, necessários à conquista da profissão! Que Deus a receba em seus braços, e console seus familiares e amigos. Saudades eternas!
ResponderExcluirEsta é a minha mensagem de gratidão eterna, a quem é eterna nos corações de todos nós que fomos agraciados com a sua dedicação amorosa!
ExcluirDescanse em paz meu amor..
ResponderExcluirQue Deus conforte os corações dos familiares e amigos da querida Zezé
Estou atônito com falecimento da minha querida amiga Zezé, companheira de lutas memoráveis em defesa do Almeida Galhardo e dessa cidade que ela exaltou com tanto carinho. Daqui de Porto Velho onde resido há 40 anos, quero aqui enviar minha solidarieda aos seus familiares e amigos que Deus conforte nossos corações, mas essa era a vontade Dele.
ResponderExcluirMeu abraço a todos!
Fiquem com Deus!
Tive o privilégio de trabalhar ao lado de D. Zezé, quando era Secretária de Educação, exercendo a chefia da Biblioteca Pública Municipal. Com sua paciência passava para nós sua garra e determinação.
ResponderExcluirMeus sentimentos à toda família enlutada.
Minha professora querida e pessoa maravilhosa!
ResponderExcluirQue Deus te acolha em SEU REINO minha amiga.
ResponderExcluirÉ conforte toda a famia enlutada.