sábado, 29 de janeiro de 2022

 ANIVERSÁRIOS DA ILHA GRANDE DE SANTA ISABEL EM 2022 
 Vicente de Paula Araújo Silva (*)



Porto dos Tatus na Ilha Grande (PI)-Fonte: https: Google.com

O município de Ilha Grande (PI) comemorou em 26/01/2022, 28 anos de sua emancipação política de Parnaíba. Dia de festa na antiga localidade Morros da Mariana, mas, que nos trouxe a lembrança, quando no primeiro decênio dos anos 1700 a ilha compreendida entre as barras do Igaraçu e Parnaíba, até então habitada por brasís Tremembés, foi submetida ao domínio de brancos, após refregas com as tropas comandadas por Antônio da Cunha Souto Mayor [Meste de Campo] e João Gomes do Rego, este último representando o Coronel Pedro Barbosa Leal, empresário baiano, proprietário de terras nas beiras dos rios Igarassu, Pirangy e Parnaíba.
 
Após a renhida luta mencionada, o português João Gomes do Rego instalou currais de gado e requereu ao governador do Maranhão João da Maia Gama a posse da ilha, acrescentando ao seu sobrenome a alcunha “Barra”, em associação à sua atuação colonizadora na área antes habitadas por tapuias Tremembés. 
A doação foi efetivada, na cidade de Belém do Pará , aos catorze dias de julho do Ano de nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil setecentos e vinte e cinco, em documento assinado por José Duarte Pantoja [Secretário de Estado Adjunto} e João da Maia Gama [Governador]. de Monserrathe da Parnaíba, João Gomes do Rego “Barra”. 

A parte principal do documento de doação registra "Carta de Sesmaria com duas legoas de terra de comprido, com duas de largo, entre a barra do Rio Igarassu e a barra do Parnahiba, com obrigação de fazer confirmação a dita Sesmaria de potro de três annos".

Assim, é importante ilustrar que foi JOÃO GOMES DO REGO “BARRA” [Capitão-Mor da Villa de Nossa Senhora de Monserrathe da Parnaíba], o primeiro donatário legal da Ilha Grande de Santa Isabel . 

Entretanto, ao longo tempo até os dias atuais, a trajetória histórica da Ilha Grande é rica de fatos e a sua existência confunde-se com a história da Parnaíba.
 Então, embora o município de Ilha Grande (PI) tenha sido desmembrado de Parnaíba em 1994, historicamente teve em João Gomes do Rego Barra, o seu primeiro donatário, tendo sido ele o introdutor da família Castello Branco na região da Parnaíba, após o seu casamento com as irmãs Anna Mesquita Castello Branco em primeira núpcia, e posteriormente com Maria do Monte Serrate Castello Branco. 

Dentre os fatos mais notáveis de estórias a respeito da história da Ilha Grande de Santa Isabel, com desdobramentos até os dias atuais, salientase a sua venda pelo Ten.Cel. João Leite Castello Branco (descendente de João Gomes do Rego Barra e sua primeira esposa) ao rico empreendedor Sebastião da Silva Lopes, cujos herdeiros a retalharam em 19 possessões. 
Consta que em 1827, tinham a sua posse os herdeiros do Cel. Manoel Antonio da Silva Henriques; os Dias da Silva : Cel. Simplício Dias da Silva, seu meio-irmão Cap. Antonino Ferreira de Araújo e Silva, bem como dos herdeiros de seu irmão Raimundo Dias da Silva e sua falecida esposa Justina Jozefa Dórea da Silva) ; O Cap. Bernardo Antônio Saraiva e seus filhos, herdeiros da terça de seu avô o Cap. Manoel Antonio Saraiva; os herdeiros do falecido Cândido Silva; o Doutor Ouvidor Antonio Saraiva; o Alferes Francisco Domingos Fernandes; os herdeiros do Cap. Manoel Joaquim de Sousa; e o Cap. José Francisco de Miranda Osório(Ver Dicionário Histórico e Geográfico do Piaui) . 

Após a construção do Canal de São José, a partir do Rio Parnaíba até o Rio Igaraçu no lugar Tucuns (Porto da Mangueira), a ilha ficou dividida em duas partes, ficando a ocidental em Parnaíba com o nome de Tabuleiro, permanecendo a parte oriental com a denominação tradicional - Ilha Grande Santa Isabel(PI) . 
 
Atualmente, a Ilha Grande de Santa Isabel, na configuração política com os municípios de Parnaíba e Ilha Grande, estando vivenciando um bom momento na exploração turística de suas belezas naturais e orla marítima.

 Phb, 29/01/2021-Vic. Nota: Os documentos de doação e confirmação da Ilha, constam no livro deste articulista: HISTÓRIA DA REGIÃO DA PARNAÍBA – 1699 A 1799 – .VILLA DE NOSSA SENHORA DE MONSERRATHE E VILLA DE SÃO JOÃO DA PARNAÍBA, extraídos das páginas eletrônicas do Projeto Resgate. 

Praia da Pedra do Sal na Ilha Grande-Parnaíba(PI)-Fonte
: Google.com

 Vicente de Paula Araújo Silva (*) historiador, pesquisador e divulgador da história da Parnaíba, sua terra natal, attravés da mídia social  e imprensa local. Publicou recentemente "História da Região da Parnahíba - 1699 a 1799".


2 comentários: