Há exatos sete dias, o Brasil, o Piauí, e em especial a Parnaíba, perdia um dos seus mais altos exponentes da literatura, o renomado e mais premiado escritor piauiense em nível nacional - Francisco de Assis Almeida Brasil.
Autor de uma obra bastante diversificada,de romances até contos infantis, o escritor parnaibano ganhou notoriedade ao vencer pela primeira vez o prêmio Walmap em 1965 com o seu romance Beira Rio, Beira Vida (o único vencedor nesse certame) no qual retrata a vida sofrida das pessoas pobres que viviam às margens do rio Parnaíba e principalmente das prostitutas exploradas por figurões da alta sociedade daquela época, dos quais, cita os verdadeiros nomes, fato que o tornou abominado pela sociedade parnaibana por algum tempo.
O Prêmio Walmap que surgiu em 1964 e por mais de uma década, segundo informações da WeekpédiA, foi o mais importante concurso literário brasileiro, sendo que Assis Brasil o venceu por duas vezes. A primeira como já citamos, e a segunda, na categoria romance inédito com Os que Bebem Como os Cães.
A Academia Parnaibana de Letras, da qual Assis Brasil era um de seus membros e ocupou a cadeira de nº 17, e o Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba estão convidando a sociedade parnaibana, em especial à classe literária da cidade para a Missa de Sétimo Dia que será celebrada dia 06 às 17:30 horas na igreja de São Sebastião.
Agradeceremos a todos que comparecerem a este ato de fé e caridade cristã.
![]() |
| Em 2019 antes da pandemia em sua residência à Rua Olavo Bilac próxima ao Barrocão, Zona Sul, em Teresina. |


Nenhum comentário:
Postar um comentário