domingo, 30 de agosto de 2020

A NOVA GERAÇÃO MAL DO SÉCULO

 

Crônica de Socorro Matos *



 A nova geração "mal do século "

Há mais de um século ou para ser mais específica na primeira metade do século XIX surgiu na Europa um movimento literário que ficou conhecido como Romantismo.  Essa tendência literária teve como principal característica a expressão "mal do século ", mas qual a origem e o significado dessa expressão ? Mal do século é uma expressão, original de Chateaubriand (em francês: mal du siècle), utilizada como um tópico literário para se referir à crise de crenças e valores desencadeada na Europa no século XIX, comumente utilizado no contexto do Romantismo.

 

Outros autores que também se identificaram com essa expressão ou modo de vida foram o alemão Iohann Wolfgang Von Goethe e poeta britânico Lord Byron.

Esses autores influenciaram jovens e escritores no mundo todo com suas obras de características introspectivas, negativas e de questionamentos sobre o porquê de suas existências.

 

Naquele tempo, pouco depois da Revolução Francesa, Revolução Industrial e ascensão da burguesia, pode-se dizer que foi o apogeu do mundo dito civilizado.

Porém o que se viu após essas grandes conquistas foi o ser humano cada vez mais angustiado, infeliz, insatisfeitos com o que acreditaram que seria a transformação para um mundo ideal!

 

A sociedade ideal pregada pelo lema da Revolução Francesa " IGUALDADE, LIBERDADE E FRATERNIDADE ", na realidade não se concretizou, continuou havendo desigualdade, opressão e os poderosos continuaram oprimindo os mais fracos.

Aqueles jovens que acreditaram e lutaram por um mundo melhor, se sentiram decepcionados e frustrados em seus ideais.

 

Tudo isso contribuiu para que eles se fechassem como uma concha para se esconder, ou exagerar em seus sentimentos por se acharem incompreendidos ou não correspondidos em seus anseios e paixões, o que resultou na frustação, no tédio e até mesmo no suicídio.

Hoje não é muito diferente, estamos vivendo no apogeu da época contemporânea,  segunda década do século XXI, desenvolvimento acelerado da tecnologia.

 

Literalmente temos muito do que desejamos na palma da mão, porque através do celular podemos falar com amigos do outro lado do mundo em tempo real, podemos pedir comida, consultar um médico, fazer compras, nos divertir com jogos, shows, enfim, uma gama de opções que nos possibilita resolver quase tudo sem sair de casa.

 

Mesmo assim com o desenvolvimento da tecnologia em várias áreas do nosso cotidiano às vezes nos sentimos vazio, entediados. Parece que tudo que temos não basta, é pouco, queremos sempre mais.

Nossos jovens que antes queriam sair com amigos, jogar futebol, ir à  praia, ao cinema enfim se divertir,  estar com alguém, se enclausuram dentro do quarto com os seus celulares. "Sozinhos " nas redes sociais eles se conectam com o mundo mas não conversam com seus pais, seus irmãos,  seus avós. Aqueles que estão ao seu lado parecem mais distantes do que o jogador famoso, a atriz preferida, a blogueira que dita moda, os quais eles seguem diariamente pela tela do celular.

 

Mesmo assim muitos se sentem vazios ou têm informações demais que não conseguem assimilar, vivendo estressados, mal-humorados e infelizes.

Tudo isso faz com que tenhamos uma nova geração "mal do século ", insatisfeita, infeliz, mal agradecida, sempre querendo mais  contudo fazendo o mínimo para conseguir seus objetivos. 

 

.










*Socorro Matos é professora de Língua  Portuguesa com graduação em  Letras Português  e especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI .  É professora da rede pública estadual e municipal em Parnaíba-PI. 


5 comentários: