quarta-feira, 23 de julho de 2025

E POR FALAR EM POESIA...

 


E por falar em poesia,  ouvi atentamente do começo ao fim,  o programa apresentado pelo poeta e incentivador cultural Carlos Pontes. Cearense de nascimento, Pontes,  ama Parnaíba tanto quanto ama sua terra natal,  tanto assim que foi acolhido,  é estimado, admirado  e respeitado pela sociedade parnaibana. Tanto ele quanto  sua esposa Cloris, professora da Universidade Federal Delta do Parnaíba - UFDPar.

 Na primeira parte do programa o apresentador fez referências a importância da leitura,  citando,  inclusive pensamentos e opiniões de grandes poetas e filósofos mundiais  tais como François-Marie Arouet - Voltaire, considerado um dos principais representantes do Iluminismo e um dos mais importantes pensadores da história.

 Em seguida falou do Clube Literatura ao Luar  do qual faz parte, evidenciando seus  idealizadores, os objetivos do clube, destacou o primeiro livro que foi lido e discutido, "Rosa Numinosa" do poeta parnaibano Diego Mendes Souza. Evidenciou também os componentes do clube e citou as obras de cada um, e na terceira parte após os agradecimentos de praxe encerrou o programa recitando a poesia "definitiva" do poeta Jota Cunha, qual  transcrevo a seguir:

"Eu queria fazer a poesia definitiva

como se uma só fosse suficiente

e só fizesse prazer e só dessa alegria

e  tecesse  calor e fosse tão impune

para dizer de ternura de forma tão vadia

e se fosse sem apegos da rosa da idade

que nem tivesse idade e nem poesia

sem  estar  em mim nem nas deidades

sem  estar  no outro sem ser cortesia

em nenhum lugar e em todos os lugares

logrando orgasmos em todas as fantasias

em mim, em todos e sem nenhuma posse

logrando prazeres com toda a sabedoria"

(do livro Incertezas Poéticas lançado em 2022 nesta cidade de Parnaíba)

Jota  Cunha faz parte do Clube Literatura ao Luar. Escreveu esta poesia em 12 de outubro de 2019 no município de Mendes (RJ).

 O programa "e por falar em poesia"  é levado ao ar nas quartas-feiras através da Rádio Universitária FM pertencente a Universidade Federal Delta do Parnaíba - UFDPar, transmitida pelo sistema radiosnet no horário das 08 horas da manhã, com  reprise  às 13:00 e 18:00 horas

 Um excelente programa! Recomendo que  ser ouvido não apenas por intelectuais mas por toda a população da região planície litorânea  parnaibana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário