domingo, 11 de fevereiro de 2024

“I NAS ONDAS DO DENDÊ” EM PARNAÍBA-PI: AXÉ, MANDINGA, CULTURA E EDUCAÇÃO

 


Capoeira é uma expressão cultural e luta afro-brasileira criada pelos negros africanos que foram escravizados em território brasileiro. Essa prática foi desenvolvida pelos povos escravizados como uma forma de defesa às brutais violências praticadas pelos seus senhores. Partindo desse conceito, ressaltamos a trajetória do professor Alan Brendon, conhecido no mundo da capoeira como “Maresia”, método de comunicação muito comum entre os praticantes de capoeira.



               No que concerne à entrevista com o professor Maresia pertencente ao Grupo Cordão de Ouro Parnaíba aluno do Mestre Narcelio de Fortaleza-CE, perguntamos a ele: “Nos diga seu nome completo e lugar de nascimento”? Alan responde: “Meu nome é Alan Brendon Mesquita de Lima, oriundo de Parnaíba-PI.” Ademais, perguntamos a Alan como ele conheceu a capoeira e o que a capoeira representa para ele:

“Conheci quando eu ainda era criança, através de um amigo de infância que teve contato primeiro do que eu. Ele me fez um convite e fui conhecer juntamente com meu irmão. Logo nos encantamos pela arte, convivemos com capoeiristas muito bons, o primeiro grupo que fiz parte foi o Ginga Brasileira, mas logo após tive que passar por outros grupos em virtude de ter ficado distante dos polos de treino da minha casa. Passei também pelo grupo Raízes do Brasil          que a época era dirigido pelo contramestre salsicha e outros grupos , e logo depois em reencontro com o Ginga Brasileira do Mestre Sariba lá fiquei durante muitos anos. Quando saí do Ginga Brasileira passei 3 anos sem treinar capoeira e retornei quando descobri que o grupo Cordão de Ouro estava vindo para Parnaíba a convite do meu antigo contramestre Costeleta. Não demorei pois o grupo Cordão de Ouro era um grupo que sempre admirei e desde que entrei no grupo eu nunca mais saí do Cordão de Ouro.”

Dessa forma, perguntei ao professor Maresia quantos projetos sociais ele lidera e qual a importância da relação capoeira e ações sociais:

“Primeiramente, eu sou responsável pelo Projeto Social “Leva eu para Vadiar Capoeira” que assiste duas comunidades, a do Bairro Boa Esperança e do Bairro de Fátima conduzido pelo educador Yordan ativos há quase 2 anos. Também tem o projeto social com os adultos que acontece na parte da noite com o objetivo de levar o lado mais importante que a capoeira pode oferecer, o poder de transformação que a capoeira tem além da luta, história, arte mas mostrar para as pessoas a capacidade que a capoeira tem  de enriquecê-las como bons cidadãos para o futuro.”

Por fim, perguntei ao professor Maresia como consistirá o evento de capoeira “ I Nas Ondas do Dendê”, nosso entrevistado respondeu:

“Primeiramente quero dizer que será uma honra fazer essa grande festa no ano de 2024,  no dia 29 e 30 de junho proporcionando para os capoeiristas da Cidade de Parnaíba-PI e região o momento de confraternização, oficinas, aulas com os capoeiras referências presentes no evento como nosso mestre o Narcelio Bandeira, mestre referência da capoeira no Estado do Ceará, a Mestra Paulinha e assim através desse evento a gente poder fortalecer a valorização da nossa cultura em nossa Cidade. A maior bandeira que a capoeira tem é a libertação e o reconhecimento dela é primordial pelo fato de ser uma luta brasileira criada em nossas terras por nossos ancestrais. Haverá várias manifestações culturais incluídas na capoeira como Dança Afro, Maculêlê e dança do fogo. E deixando um recado para as pessoas além dos meus alunos, peço para eles nunca desistirem da capoeira, pois eles serão frutos para o futuro de propagação da capoeira para que ela não se acabe, e esses frutos não só são os adultos, mas principalmente as crianças.”

 MATERIA: Marciano Gualberto – Historiador, escritor e acadêmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário