domingo, 16 de abril de 2023

12 DE ABRIL - um dia abençoado para a cultura Parnaibana!

 

            Abril tem sido um mês de grandes eventos culturais em nossa cidade. Lançamentos de livros, posses em academias, reuniões literárias e artísticas e,  não poderíamos deixar de citar, a grandeza, a beleza do que foi o grande espetáculo da Paixão de Cristo, protagonizado e dirigido por artistas parnaibanos.

          Indubitavelmente posso afirmar que o Dia 12 de abril foi um dia  abençoado para a cultura parnaibana. Apesar das informações meteorológicas previrem muita chuva para a região norte do estado, Deus, nosso mandatário maior, segurou as nuvens para que tudo pudesse ser feito em tempo e a contento inclusive lançamento de livro a céu aberto, o qual contou com um grande público.

          O primeiro grande evento deste dia aconteceu na Câmara Municipal de Parnaíba com a presença de vereadores, autoridades, escritores, poetas, amigos e familiares da poetisa e acadêmica Ednólia Fontenele que na ocasião recebia o Título de Cidadã Parnaibana.

    


            À noite, mais dois importantes eventos aconteciam simultaneamente em  locais diferentes: no Museu do Mar no Porto das Barcas - lançamento do livro Fundação Assis Brasil - uma história a ser contada de autoria do escritor e poeta Fernando Ferraz e no auditório da  sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí- FIEPI,  a posse na cadeira 37 da Academia Parnaibana de Direito  do  promotor de Justiça Rômulo Paulo Cordão e o lançamento do livro Facções Criminosas - análise política  e estratégicas de enfrentamento   editado em parceria com o também promotor de Justiça William Luz .
            
                            A NOVA CIDADÃ PARNAIBANA
    
        Ednólia recebeu o título das mãos da professora e  vereadora Fátima Carmino, que destacou os relevantes serviços prestados à cultura parnaibana pela homenageada o que justificava a concessão do título.

                Em um  discurso bastante emocionado a nova cidadã parnaibana agradeceu a honraria  ressaltando que "hoje é um dia muito especial para mim..."  Em seguida fez uma retrospectiva sua vida em Parnaíba desde os sete anos de idade quando aqui chegou, bem assim o fato de ter visto o mar pela primeira vez. Além de Ednólia, da vereadora Fátima Carmino, também usaram da palavra os vereadores presentes à sessão, o escritor Fernando Ferraz que também enalteceu as qualidades da nova cidadã, o trabalho que ela  desenvolveu em prol da cultura parnaibana, inclusive tendo sido a mentora da criação da Fundação Cultural Assis Brasil.
                O vereador e professor Daniel Jackson, presidente do Poder Legislativo Municipal, antes de encerrar a sessão solene do dia 12, parabenizou a todos os presentes, parabenizou a professora Fatima Carmino pela proposição e explicou que de acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal, os vereadores só podem outorgar seis títulos de cidadania por ano, e  por esta razão,  os vereadores necessitam ter o cuidado para oferecerem a honraria somente  a pessoas que realmente tenham serviços prestados à cidade, como no caso, a escritora e poetisa Ednólia Fontenele de  Oliveira a quem também parabenizou. 
                Além de acadêmicos, poetas, autoridades, estiveram presentes à  referida solenidade,  familiares da homenageada representados pelo  seu irmão,  empresário  Francisco das Chagas Fontenele Oliveira, o Mano,  proprietário da rede de supermercados Elizeu Martins  e outras pessoas da sociedade Parnaibana.

                            Fundação Assis Brasil - uma história a ser contada

             À noite, no Museu do Mar no Porto das Barcas, houve  lançamento do livro Fundação Assis Brasil - uma história a ser contada. 

            Embora  tendo sido anunciado a possibilidade de chuvas nessa noite o evento realizou-se  ao ar livre e contou com a participação de um grande público inclusive com pessoas vindas de outras localidades como  o advogado indigenista Jonas Filho Fontenele de Carvalho   e sua esposa, a enfermeira Dulce Amália que residem em Brasília - Distrito Federal.



            A apresentação do livro ficou a cargo do advogado e acadêmico Roberto Cajubá da Costa Britto, que num empolgante discurso recebeu aplausos de todos os presentes. Outros oradores também usaram da palavra dentre os quais Fernando Ferraz,  o  autor do livro, o  acadêmico Manoel Domingos, o superintendente municipal de cultura Arlindo Leão, o agitador cultural José de Maria,  o advogado Jonas Filho Fontenele de Carvalho  e a poetisa e acadêmica Ednólia Fontenele que na manhã deste dia fora homenageada na Câmara Municipal com o título de cidadã parnaibana.

.         Na solenidade Ednólia também foi homenageada por ter sido a idealizadora da criação da Fundação Assis Brasil. Outros que também participaram da criação da citada fundação foram mencionados, como a professora Luzanira Araújo, atualmente residente em Brasília, o jornalista Reginaldo Costa e o poeta Airton Menezes em memória.

                                    POSSE DE RÔMULO CORDÃO

           Também na mesma data, conforme mencionada no início desta matéria, acontecia no auditório da Federação das Industrias do Estado do Piauí - FIEPI, a posse do  promotor de justiça Rômulo Paulo Cordão na Cadeira 37 da Academia Parnaibana de Direito, a APD

                Autoridades, acadêmicos e pessoas da sociedade parnaibana prestigiaram o evento que foi bastante participativo


        Dentre as autoridades que prestigiaram o evento estava o prefeito de Parnaíba, médico e acadêmico - APAL - Francisco de Assis Moraes Souza, o Mão Santa. Após o ritual da posse o neo acadêmico fez sessão de autógrafos    do livro intitulado “Facções Criminosas – análise jurídica e estratégias de enfrentamento”, em coautoria com William Luz e prefaciado por Carlos Alberto Ferreira do Nascimento. 
            Diante dos fatos aqui narrado ouso dizer que o dia 12 de abril de 2023, uma quarta-feira foi um dia abençoado para a cultura de nossa cidade e certamente ficará registrado nos anais da história desta invicta cidade de Parnaíba de Nossa Senhora da Graça.
       

Prefeito Mão Santa e o novo imortal da APD dr. Rômulo Cordão



NOTA DO REDATOR:  José Airton Saraiva de Menezes (falecido em 13 de junho de 2021)  Ednólia Fontenele e Tércia Siqueira foram os três idealizadores e criadores da Fundação Assis Brasil. Todos foram citados nos discursos da noite. Airton Meneses "O Poetinha" foi evidenciado no pronunciamento de Ednólia Fontenele.

Airton Meneses - "O Poetinha!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário