sexta-feira, 27 de novembro de 2020

SHORT STORIES

 

   O BILHETE DE LOTERIA

Antonio Gallas 

“Insista, persista e não desista. Seu dia chegará”! 

Assim era o slogan da Loteria Estadual do Piauí- LOTEPI, que fez a alegria de muitos piauienses e também de muitas pessoas de estados vizinhos. Os sorteios ocorriam sempre às sexta-feiras e eram transmitidos  pelas rádios Difusora ou  Pioneira de Teresina.

            Sonhando em um dia a sorte bater à  sua porta, Sandoval, carroceiro no porto dos Tucuns, (hoje Bairro São José) comprava toda semana sua “tirinha”, da LOTEPI, isto é um sexto (1/6) do bilhete total, o que era compatível com suas posses.

            Toda sexta-feira, a partir das 04 horas da tarde, lá estava o Sandoval com seu “radinho de pilha” coladinho ao ouvido escutando as transmissões do sorteio feitas pelo Álvaro Lebre (o Al Lebre) da rádio Difusora ou pelo Joel Silva da Pioneira, diretamente da sede da LOTEPI na Rua Paissandú em Teresina. De vez em quando “livrava” e tinha direito a outra tirinha.

Mas o Sandoval queria um prêmio maior do que somente “livrar” a tirinha. Queria o primeiro prêmio. Juntou umas economias e comprou o bilhete inteiro com as seis tirinhas, por doze cruzeiros.  O bilhete da edição de Natal que trazia uma premiação maior.  Os prêmios eram uma Rural Willys e uma boa quantia de dinheiro.




     
Ficou aguardando ansiosamente o dia do sorteio. Planos e mais planos fluíam-lhe pela cabeça sobre o que fazer com o dinheiro,  caso fosse contemplado com o primeiro prêmio.


Nesse dia, na hora do sorteio estava ocupando fazendo uma mudança no Bairro da Guarita. Deixou o bilhete e o radinho para sua mulher acompanhar o sorteio conferir os números sorteados. Informou também aos colegas o número do seu bilhete: 001469.

Enquanto trabalhava ouviu alguém dizer: “o primeiro prêmio saiu pra Parnaíba”! 

Logo que termina seu trabalho, e ansioso por saber o resultado, Sandoval retorna imediatamente à sua casa e ao chegar à sua  casa estava uma festa só... A mulher, os filhos e os amigos. Todos comemorando. Sandoval havia ganhado o primeiro prêmio da loteria estadual, edição de natal, daquele ano.

Correu e foi comunicar o fato ao  Delphino, seu patrão, que possuía uma grande mercearia e padaria  na Rua Barão e que este poderia adiantar-lhe algum dinheiro para as compras de Natal.

Delphino pediu logo o bilhete para guardar no cofre, pois Sandoval poderia perdê-lo ou alguém lhe roubar. Adiantou-lhe logo uma boa quantia em dinheiro e colocou também seu automóvel à disposição do novo rico.

À noite, Delphino convidou Sandoval para darem uma volta nas “meninas”. Começaram pela Munguba e terminaram no cabaré do Zé Soldado saboreando a deliciosa panelada do Kaló.  Delphino pagando tudo. Bebidas, mulheres e tudo mais. Até um conjunto de cadeiras de macarrão já tinha comprado para a casa do Sandoval. E tudo pago à vista, ou seja, dinheiro em espécie. Nada de cheques ou compra à prestação. Tudo, dinheiro vivo. Afinal Sandoval era seu empregado e ele, Delphino, por ser mais “sabido” certamente seria o administrador desse dinheiro, pois sem ter  experiência alguma  sobre finanças,  Sandoval poderia em pouco tempo dar cabo à sua fortuna com gastos desnecessários.


Segunda-feira pela manhã foram receber o prêmio. Entregaram o bilhete ao seu Trasíbulo Melo (o Gago, dono do café Jotamelo) representante local da Lotepi. Delphino entregou o bilhete dizendo: “este homem ganhou na loteria; viemos receber o prêmio”.

 Seu Trasíbulo,  meio desconfiado como lhe era peculiar,  pegou o bilhete, conferiu os números e balançando a cabeça afirmativamente exclamou: “ganhou... ganhou  sim...  mas foi outro bilhete. Este aqui só fez livrar...”

O número sorteado havia sido 001479 e não 001469. Devido uma interferência no rádio na hora da transmissão não ouviram nitidamente os últimos números do bilhete.

Ainda hoje, passados muitos anos, quando alguém quer vender um bilhete de loteria, rifa, bingo ou qualquer outro jogo, seu Delphino o enxota com palavras de baixo calão lembrando-se do prejuízo que teve com o bilhete premiado do Sandoval.

As fotos são meramente ilustrativas from Google images

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário