quinta-feira, 11 de junho de 2020

O ADEUS AO PEDRO RILEOMAR



Antonio Gallas


Há dois dias tento escrever alguma coisa, mas devido as notícias tristes que tenho recebido ultimamente sobre amigos que contraíram a tal Covid 19 e que faleceram por motivo da doença ou por outros motivos, meu raciocínio parece ter ficado bloqueado, e por mais que eu tente, as ideias custam a clarear-se. Aliás isso vem acontecendo desde quando fique em minha casa na chamada quarentena que já vai se estendendo a noventa dias.
Estes dois últimos dias, por exemplo foi terrível.
Na terça-feira, dia 09, num grupo de whatsapp da Escola Comercial de Parnaíba – a primeira escola que ensinei quando cheguei a Parnaíba, deparo-me com a notícia do falecimento do meu amigo e professor de inglês José Carlos. Atualmente não estava mais no magistério. Era proprietário da Relojoaria Oriental nas proximidades da Praça da Graça à Rua Pires Ferreira. Fomos colegas na Escola Comercial de Parnaíba. Não consegui identificar a causa mortis.
Na quarta-feira, dia 10, logo às primeiras horas do dia, pontualmente aos 26 minutos, também via whatsapp recebo o comunicado do falecimento em São Luís do Maranhão de Rainildes Maria Almeida Santos. Rainildes, irmã do Ronaldo José que reside aqui em Parnaíba, era prima de minha esposa Maria da Graça e também prima do professor Renato Santos, do vereador Reinaldo Santos e dos demais da família Santos. Rainildes Faleceu de Covid – 19. Contraiu a doença quando cuidou de seu pai Raimundo Nonato dos Santos – o Nati, que faleceu em maio passado.
Ainda na quarta-feira dia 10, por volta das 10 da manhã minha filha Andrezza chega pra mim e fala: “pai, o senhor sabe quem morreu? O diretor do CCL”
Não tive como evitar que meus olhos lacrimejassem. Lembrei-me do aluno inteligente, dedicado, organizado e responsável que tive quando lecionei as disciplinas de Literatura da Língua Inglesa e Writing (redação em inglês) no curso de Letras Inglês na Universidade Estadual do Piauí – UESPI em Parnaíba. Aliás, diga-se de passagem, todos da turma dele tinham esse mesmo caráter. Ainda no mesmo dia falece também a senhora Raimunda Caetana da Silva mãe do jornalista e apresentador de TV Hilder Monção.
A morte de pessoas da nossa lista de amizade nos deixa abalados principalmente pelo fato de que devido a pandemia, perdemos o direito de velar, de sepultar, de homenagear nossos mortos como é o costume entre os cristãos.
O professor Pedro Rileomar   recebeu através das redes sociais as mais diferentes homenagens, o que prova o quanto ele era querido e admirado na classe educacional de Parnaíba.



Homenagem do colega de turma Fábio Cardoso


HOMENAGEM DE JARDEL BARROS (COLEGA DE TURMA)
Muitas outras homenagens foram feitas ao professor Pedro Rileomar  Carneiro Torquato tanto pelos seus colegas de turma, como por de seus alunos e  professores que conviveram com ele nessa nobilitante missão de ensinar, de educar.
Eu particularmente elevo minhas preces ao Pai Celestial que recebam a todos na Morada Celeste para que convivam na Paz e na Tranquilidade da Vida Eterna. Descansem todos em paz, amigos.


6 comentários:

  1. Verdade. A gente fica sem ãnimo até para escrever.

    ResponderExcluir
  2. Que assim seja, Gallas!

    Às vezes parece um pesadelo! Tantas vidas tantas pessoas que admiramos e que ainda tinham tantas coisas a nos acrescentar!

    É inacreditável o falecimento do Pedro Rileomar! Lembro do colega calmo e inteligente que era, da sua dedicação e compromisso com o trabalho por amor!

    Compartilho do seu sentimento de tristeza!

    Que Deus os recebam em sua morada!

    ResponderExcluir
  3. Muita dureza, com o desaparecimento dos nossos conhecidos,parece que está chegando próximo da gente, parece que a peste lhe está rodeando.Melhor manter a calma, sentir a saudade dos que se foram é tomar os remédios já como precaução. Deus a todos os seus amigos um lugar bom lá encima.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Zezé Cristiane e Florentino. A gente fica sem ânimo para escrever e o Pedro Rileomar com aquela calma que lhe era peculiar passava para as pessoas uma tranquilidade absoluta. Deixou um legado não tenham dúvidas e como diz o meu amigo Florentino vamos manter a calma, tomar os medicamentos e confiar em Deus.

    ResponderExcluir
  5. É lamentável e triste esta realidade que estamos a todos nós passando. Parece até um pesadelo. Um pesadelo que queremos sair desesperadamente, mas passam horas, dias, semanas,
    meses...Quando vai acabar, quando vai acabar... A saudade que deixam os que se foram e dor da perda no coração
    daqueles que ficam. Que o nosso Sr. Jesus Cristo, acolha em seus braços. Pedro Rileomar.

    ResponderExcluir