sábado, 6 de junho de 2020

VULTOS DA HISTÓRIA DE BREJO

       ANTONIETA BACELLAR DE SOUZA MARTINS – “TIETA”

Comemorados no dia 5-dezembro-1995.

Ainda lúcida, faleceu em 2002 aos 107 anos de idade em São Luís do Maranhão. Na idade, superou a do irmão, farmacêutico – químico Raul Furtado Bacellar que faleceu aos 106 anos (novembro de 1996)


- TRAÇOS BIOGRÁFICOS –

Nascimento: 05 - 12 - 1895
Cidade: Brejo (MA)
Pais: Antonio José da Costa Bacellar e Maria Vicencia Furtado Bacellar
Cônjuge: Francisco Firmino de Souza Martins
Filhos: Júlio Bacellar de Souza Martins e José Bacellar de Souza Martins
Vida: ANTONIETA BACELLAR DE SOUZA MARTINS nasceu em Brejo (MA) aos 5 de dezembro de 1895. Foi a 16ª filha do casal Antônio José da Costa Bacellar e Maria Vicencia Furtado Bacellar. Casou-se aos 17 anos com Dr. Francisco Firmino de Souza Martins, Bacharel em Direito, magistrado de escol com quem teve dois filhos: Júlio e José, este último falecido aos dois anos de idade, pouco antes do falecimento de seu pai, Francisco Firmino.
Viúva, muito jovem, e com filho pequeno, voltou a morar com os pais, que a ajudaram na criação e educação de Júlio. Profundamente religiosa, desejou que seu filho se tornasse padre e o encaminhou ao Seminário Santo Antônio da Capital maranhense.
Mãe amorosa, não temia o cansaço e viajava a cavalo da cidade de Brejo até São Luís - MA (372 Km), conduzindo seu filho ao seminário. Permanecia na Capital durante todo o período letivo, só retornando nas férias escolares, para atender aos anseios daquele filho que não aceitava a ideia de passá-las longe da terra natal.
Os desígnios de Deus, entretanto, foram contrários ao seu desejo e, aquele que deveria ser padre, descobriu que não tinha vocação para o sacerdócio e abraçou o magistério.
Sua dedicação levou-a a acompanhar o filho ao Ceará, onde foi trabalhar, e encontrou Idilva Farias Lopes que se tornou sua esposa. Deste filho veio toda a descendência de “TIETA”: seis netos, quinze bisnetos e seis tetranetos.
Como sogra, soube cativar sua nora. Viveram juntas mais de meio século e, em perfeita união. Com o falecimento de seu filho em 1967, essa união tornou-se ainda mais sólida. Pelo muito que amou, Deus a premiou com a benção para acompanhar o crescimento dos netos, das suas netas, aos quais ajudou a criar com dedicação, carinho e amor maternal.
Como presente do seu centenário ocorrido em 5 de dezembro de 1995 o Senhor decidiu agraciá-la com o nascimento do 6° tetraneto.
Esta é uma breve biografia de mais uma personalidade que enaltece a vibrante e heroica história do Município do BREJO do MARANHÃO que comemorará em julho próximo (2020) os seus 150 anos de existência.
(Texto revisado pelo escritor Renato Bacellar em: 6/6/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário