terça-feira, 20 de outubro de 2020

DESAFIO: escrever por 21 dias

 AMIGO: tesouro maior que se encontra na vida...

Por Antonio Gallas



 A música apresentada no  vídeo acima traz o título de "Tesouro Maior" interpretada pela  Joyce Cândido - Embaixadora da Música Brasileira no Press Award Japão 2017.  A música  foi composta por  Alceu Maia em parceria com Luciana Carvalho Correia de Araujo. 

Alguns motivos me fizeram gostar dessa música, dentre eles a interpretação da cantora, a melodia, e acima de tudo por ser um verdadeiro poema enaltecendo um dos mais preciosos bens que o ser humano pode ter: um amigo. Lembrei-me então de quando estudava em São Luis - Ma, recebíamos aulas de Relações Humanas ministradas por Padre Nazareno, um italiano. Não era exigida pela direção do colégio, o Liceu Maranhense, a obrigatoriedade em assistirmos essas aulas. Certa vez, querendo fugir da aula resolvi sair. Ao chegar na porta do colégio deparo-me com Pe. Nazareno que de braços aberto e com um largo sorriso estampado no rosto, abraçou-me e disse: "que felicidade! Encontrei um tesouro!"  Baixei a cabeça e retornei à sala de aula.

Ao ouvir a música e observar a letra , afloraram-me os seguintes  sentimentos: amizade, pelo próprio título da canção, solidariedade quando nestes versos  estrofe afirma: "Encontrar um amigo é ter a certeza/Que existe alguém que se pode contar/É poder, sem receio, em voz alta sonhar/Dividir alegrias, tristezas, o medo e até solidão". Um sentimento ainda muito maior esta música despertou em mim - o sentimento do AMOR que na minha opinião é o maior de todos. 

"Amigo é o tesouro maior que se encontra na vida
Amigo é sempre chegada, nunca despedida
Amigo de fé realmente é difícil encontrar
Mas quando se acha, o peito é o lugar de guardar"

Um "amigo de fé, um irmão, um camarada" mesmo difícil de ser encontrado,  é sem dúvida um tesouro  que deve ser guardado dentro do peito que é um local inviolável. Um amigo não vai embora portanto não se despede.





Nenhum comentário:

Postar um comentário