terça-feira, 13 de outubro de 2020

ARARI EM DATAS

 Por Francisco Batalha * 


 

 

          Nesta data, em 1897, nasce em Arari, Zuleide Violeta Fernandes Bogéa, filha de Leonel Fernando Cardoso Bogéa e de D. Mônica Virgínia de Morais e Silva Fernandes Bogéa. Mudando-se  para a capital  formou-se pela Escola Normal do Estado, em 1913 e notabilizou-se como  educadora e política.

              Com o novo Código Eleitoral baixado pelo presidente Getúlio Vargas, em 14 de dezembro de 1932, que ampliou o eleitorado brasileiro com o sufrágio feminino e dos maiores de 18 anos e tornou o voto secreto, houve no Maranhão, no ano seguinte, eleição para deputado estadual constituinte,  eletivo e legislativo, cuja Assembleia foi instalada no dia 20 de junho de 1935, com poderes legítimos para eleger dois senadores e o governador do Estado, e entre os 30 constituintes maranhenses foi eleita pela Liga Eleitoral Católica  a professora Zuleide  Bogéa, primeira mulher maranhense a exercer um mandato de deputado estadual. 

              Zuleide Bogéa foi líder do movimento que elegeu Aquiles de Faria Lisboa para o governo do Estado do Maranhão, e, na dualidade da mesa da   Constituinte de 1935/1947 foi vice-presidência e assumiu por diversas vezes a presidência do parlamento maranhense. . Foi partidária de Aquiles Lisboa que governou com minoria na Assembleia, com apoio de apenas 14 dos 30 deputados.

              Conselheira e fundadora do IPEM no governo de Paulo Martins de Sousa Ramos, também colaborou na administração de Newton de Barros Bello, como conselheira de sua administração. Proferiu conferências em Caxias e São Luís. Participou de vários conclaves em Belém, Salvador, Recife e Rio de Janeiro. Agraciada com a Medalha do Mérito Timbira e com a Medalha do Centenário de Graça Aranha. Devota e coproprietária da imagem de Bom Jesus dos Aflitos, que se encontra guardada e exposta na igreja-matriz de Arari.

              Seus pais, também ararienses, eram descendentes do português Lourenço da Cruz Bogéa e sua mulher, a espanhola Maria Isabel de Hungria Martins Bogéa, prima da rainha Isabel de Hungria, que foi esposa de D. Fernando da Espanha, o Católico. Fazia questão de mencionar seus melhores alunos: Renato Archer, José Carlos Ribeiro, Sebastião Ferreira, Antenor Bogéa, Remy Archer, Lourival Bogéa, Raimundo Bogéa, Jesus Gomes Filho, José Ribamar Bogéa, Lourenço Vieira da Silva, Malvina Serra, Ubirajara Rayol, Ivaldo Perdigão e outros. Faleceu em São Luís, no final da década de 1970. É patronesse da Cadeira nº 23, da Academia Arariense-Vitoriense de Letras, ocupada pelo filósofo Raimundo César Abas Prazeres.



Deputada Zuleide Bogéa


             A educadora arariense foi apontada em publicação da Assembléia Legislativa de 2008, como personagem do século XX na retomada do processo de desenvolvimento  político do nosso Estado e figurante entre os que fizeram a história do Legislativo Maranhense.

 Francisco Batalha é escritor, historiador e presidente da Federação das Academias de Letras do Maranhão - FALMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário