segunda-feira, 12 de outubro de 2020

ARARI EM DATAS

 




Por Francisco Batalha*

 

            Nesta data, em 1831, nasce na Saramanata, ribeira do Mearim, Ivo Cândido da Silva Batalha. Foi Tenente Coronel da Guarda Nacional, fazendeiro, criador de gado, dono de canaviais  e de engenhos,  nos lugares Tresidela do Bonfim e Barreiros. Possuía moradia, também, em Vitoria do Mearim.  Amigo do Coronel Jacinto Antônio Leite (de quem comprou as propriedades da Tresidela do Bonfim) e  de José Joaquim de Oliveira (o Barão de Itapary) mantinha com os mesmos estreitos laços de amizade e transações comerciais. De sua grande prole de dezesseis filhos, resultante de dois casamentos e dois relacionamentos extraconjugais deixou os descendentes Raimundo Nonato, Mariana, José Joaquim e Joana, filhos com Filomena Felicidade Vieira Braga; Francisco, Manoel, Josefa, Rosa, Raimundo José, Clodomira e Inácio, com Fausta Fernandes de Souza. Com Isaura Clara Chaves, seu terceiro casamento, não deixou descendência. Com Gertrudes Leite de Sena deixou a filha Adelina; e com Filomena Correia os filhos Raimundo, Antônio e Amada. 

                   A filha Mariana foi casada com Mateus Vieira de Oliveira, prefeito de Arari entre os anos de 1926/1930.

                            .O filho José Joaquim, foi casado com Amada Baldez Cutrim, filha do Major Pedro Nunes Cutrim.

                   Petrolina Batalha, residente em São Paulo,  meia-irmã do autor deste trabalho  é bisneta de Ivo Batalha, pelo paterno  e de Pedro Cutrim, pelo lado materno.

                  Ivo Cândido Batalha que foi suplente de Juiz Federal  do distrito do Arari, nomeado em  7 de julho de 1884, e  em seguido exerceu a titularidade deste cargo,  era tio de Theodoro Antônio Batalha, homem de fino trato social que marcou a politica arariense por vários anos, na metade do século XX, fazendo oposição ao Padre Brandt. Foi presidente da Câmara Municipal de Arari e exerceu em breve período o mandato de deputado estadual, pelo PTB.

         Parente próximo, também, de Teodoro Raimundo Batalha, que eleito vice prefeito de Arari em 1929, exerceu o mando de prefeito em substituição, por pequenos períodos e teve o mandato interrompido pela ditadura varguista, em 29 de novembro de 1930.

           Do mesmo ramo familiar foi prefeito de Arari, entre os anos de 1977 a 1982, Domingos Aprígio Batalha.  Do município de Pio XII, em três mandatos eletivos, para  os anos década 1989 a 1992 e 2005 a 2012,  o neto Raimundo Rodrigues Batalha (Mundiquinho Batalha), e o bisneto  Carlos Alberto Gomes Batalha (Carlos do Biné) eleito em 2016 para um mandato de quatro anos,  e, candidato à reeleição em 2020..

            

                   Ivo Cândido Batalha faleceu em sua propriedade do bairro Santo Antônio, Vila do Arari, em 24 de junho de 1924.  A seu  pedido o corpo foi sepultado no Cemitério de Vitória do Mearim sob a campa da sepultura dos seus familiares.

 

 Foto de Ivo Cândido Batalha com a filha Mariana Batalha de Oliveira que foi Primeira Dama do Município de Arari.

 .


Espada e bainha da Guarda Nacional, em metal,  revestidas de prata,  que pertenceu ao Cel.  Ivo Cândido da Silva Batalha. Atualmente em poder do neto, Biné Batalha, na cidade de Pio XII – Maranhão.

 

                           *Francisco Batalha é escritor, historiador e presidente da Federação das Academias de Letras do Maranhão - FALMA           

 

3 comentários:

  1. Assir Alves da Silva- IHGMA Cad.27

    Parabéns ao Presidente da FALMA o Confrade João Francisco Batalha, pelo belíssimo resgate Histórico.
    Parabéns ao Confrade Gallas, pela oportunidade aos leitores, pelo belo texto histórico.

    ResponderExcluir
  2. Sou bisneta de Teresinha Batalha Silva, filha de José Joaquim da Silva Batalha e Amada cutrim. Senti uma alegria enorme por conhecer a história da família através desse blog. Muitíssimo obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Cara que legal! minha vó Terezinha Batalha faz hj 90 anos e disse que é filha de José Joaquim e Amada Baldez

    ResponderExcluir