sexta-feira, 23 de agosto de 2019

AO PROFESSOR EVANDRO


O poeta e escritor Carlos Henriques  Araújo, autor do livro F-R-A-G-M-E-N-T-O-S (em verso e prosa ) fez homenagem ao seu irmão José Evandro de Araújo falecido no dia 19 do corrente mês. Professor Evandro, muito conhecido na cidade de Parnaíba foi professor titular da disciplina Língua Inglesa em estabelecimentos  da rede pública estadual e também da rede privada. Evandro era muito estimado e respeitado por seus alunos. A crônica do Carlos Henriques foi publicada no Blog do Poeta Elmar. Ei-la:

Ao professor Evandro

Fonte: Google


Ao professor Evandro

Carlos Henriques Araújo (seu irmão)
Poeta e cronista

A vida é o intervalo de tempo entre o nascer e o morrer. O envelhecimento é a conseqüência natural. Todos nós sabemos que passaremos por essa adversidade, mas não nos preparamos para aceitá-la sem um sentimento de tristeza. Envelhecer requer sabedoria para usufruir o tempo que dispomos. É uma questão de escolha. Somos responsáveis pelo nosso envelhecimento.

Existe uma estatística válida para o Brasil e para os países que é pouco divulgada e desconhecida da maioria das pessoas: Somente uma em cada dez pessoas terá morte súbita. As demais (90%) darão trabalho para morrer. Isto é, nove em cada dez pessoas terão morte anunciada. Irão adoecer gravemente e não estarão preparadas para enfrentar a perda de sua autonomia e independência.

A autonomia na velhice é poder dizer eu quero ir ao banheiro, e independência é levantar e ir ao banheiro. Quem não tem autonomia, nem independência vai depender dos outros.  É uma experiência terrível, pois além das “fraldas”, vem a dificuldade de andar, de falar, de enxergar, de ouvir, de comer, de engolir e de beber.

Portanto, antes de chegar nesse estágio, o grande desafio é nos prepararmos para dar menos trabalho para aqueles que iram cuidar de nós (parentes e empregados). Mais ou menos 40% dos brasileiros estão em paz com Deus no seu último dia devida, diz outra pesquisa. Mas será que ao partir dessa para outra, levamos a ciência do sentido da nossa vida? Por que viemos e para onde vamos agora?

As respostas para essas questões encontramos ao nos voltar para nosso interior.  Pode ser que sejamos um ser espiritual e estejamos passando por uma experiência humana aqui na terra. A morte é um dia muito importante na nossa vida. É como nosso nascimento. Quando nascemos somos só inocência. Ao morrer, levamos uma experiência de vida imensa. Adquirimos muitos conhecimentos. Fazemos muitos amigos. Recebemos muitas bênçãos. Estudamos muito e aprendemos muito. Ajudamos aos outros, fazemos ações boas e tivemos muitas atitudes dignas. Enfim, crescemos espiritualmente e cumprimos nossa missão aqui na terra.

O professor Evandro partiu para uma nova vida, muito feliz, com o reconhecimento dos familiares, parentes, amigos e alunos, e com o diploma de aprovado na escola da vida. Ele nos deixará muita saudade pela pessoa que foi como irmão, amigo, professor e incentivador de seus alunos para se realizarem na vida. Uma de suas grandes satisfação era quando via um de seus alunos realizado e com um futuro promissor.

Que o nosso Criador Maior o receba com o carinho que todos nós tínhamos por ele. Obrigado professor Evandro por ter existido em nossa vida, dirão seus alunos e todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo. 

3 comentários:

  1. Meus pêsames a família do prof. Evandro Que partiu ao seu destino eterno, chegou sua hora para estar com Deus,ele só chama na hora certa.

    ResponderExcluir
  2. Que encontre paz e abrigo na sua nova morada!

    ResponderExcluir
  3. Tive a honra de ser seu aluno no curso que funcionava em sua residência,desde então me tornei seu amigo e admirador.Infelizmente não pude ir a seu velório mas onde estiver saiba que foi um grande cidadão, culto e muito humano.Descanse em paz grande "teacher".

    ResponderExcluir