sábado, 14 de julho de 2018

Semam descobre Floresta Fóssil às margens do Riacho São Vicente

 A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) está fazendo estudos numa área às margens do Riacho São Vicente onde foi localizada uma nova Floresta Fóssil. O local guarda petrificações em posição vertical, que se assemelham a troncos vegetais fossilizados e fica no povoado Boqueirão, zona Rural de Teresina. É a primeira Floresta Fóssil encontrada na Capital, além da que existe às margens do Rio Poti.

 O afloramento foi identificado por um morador do bairro Socopo, juntamente com a proprietária do sítio onde estas petrificações se encontram. Foram eles que primeiro fizeram os registros e encaminharam à Semam para que as equipes se dirigissem até o local e iniciassem os estudos, que serão coordenados por um grupo de paleontólogos.
 O secretário da Semam, Olavo Braz, esteve no local e relatou que no momento, as equipes estão tentando confirmar se existem outras petrificações nas proximidades. “Fica em uma área bastante preservada, em uma propriedade particular, onde não existem sinais de degradação”, explicou.
 Vale lembrar que Teresina já se destaca das demais cidades brasileiras por ser a única Capital a possuir um sítio paleontológico em seu perímetro. Com a descoberta de mais esta floresta fóssil às margens do Riacho São Vicente, a capital piauiense entra em um novo patamar no que respeita às áreas de preservação de formas de vida antigas.


Fonte: portalodia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário