terça-feira, 17 de julho de 2018

LANÇAMENTO DO LIVRO ALICERCE: História de Edméa e Ferraz Filho

Texto de Antonio Gallas
                    Mais um grande evento cultural com a participação e apoio da Academia Parnaibana de Letras aconteceu no sábado passado, dia 14, em Parnaíba: o lançamento do livro ALICERCE: História de Edméa e Ferraz Filho de autoria de Fernando Ferraz que é membro da Academia Parnaibana de Letras, do Instituto Histórico de Oeiras e da Academia Cearense de Cultura.
                    O evento que teve lugar no Núcleo de Cinema e Experimentação Cênica  Edméa Ferraz do Sesc Caixeiral,  foi bastante prestigiado por autoridades, intelectuais, membros da APAL, representantes do Lions Clube de Parnaíba, do Clube do Talento, familiares dos homenageados e  de pessoas gradas da sociedade parnaibana.
 
 
 
                    O presidente da Academia Parnaibana de Letras, jornalista e escritor José Luiz de Carvalho abriu a solenidade dizendo da sua  satisfação naquele encontro.  Parabenizou o autor do livro e conclamou a todos para de pé ouvirem o Hino da Parnaíba,  o qual foi cantado por todos os presentes.
 
                    A seguir usaram da palavra as seguintes pessoas: José Luis Lira, acadêmico escritor, membro da Academia Cearense de Cultura - ACECULT que falou de sua amizade com Fernando Ferraz, ressaltou fatos da vida de membros da família Memória e da importância dessa família para a cidade Guaraciaba do Norte,  localizada na região da Serra da Ibiapaba no estado do Ceará. Sobre a família homenageada no livro, o acadêmico cearense fez questão de ressaltar que,  pelos feitos de Edméa  e Ferraz Filho aqui em Parnaíba, eles mereciam uma homenagem maior da cidade,  e solicitou ao prefeito Mão Santa, presente à solenidade, que encaminhasse  mensagem ao legislativo municipal solicitando que que fosse dado ao casal, Edméa e Ferraz Filho, um Título Post-Mortem de Cidadania Parnaibana, fato que foi recebido por todos com euforia e aplausos. 
 
                   O presidente da APAL, José Luiz de Carvalho convidou os acadêmicos Alcenor Candeira Filho e  Francisco de Assis de Moraes Souza para juntos, entregarem ao José Luis Lira o Diploma de Sócio Correspondente da Academia Parnaibana de Letras na cidade de Fortaleza estado do Ceará. O homenageado  além de secretário geral da ACECULT é também um  hagiólogo, professor universitário e escritor, autor de mais uma dezena de livros,  dentre eles "A Caminho da Santidade". Como hagiólogo fez recentemente a reconstituição do rosto de Dom Pedro I.
                       O segundo a usar a palavra foi  o acadêmico Roberto Cajubá de Birto Costa, membro da APAL que fez eloquente discurso de apresentação do livro, ressaltando sempre as qualidades da família, enaltecendo a bravura e  o pioneirismo  do senhor Raimundo Ferraz. Roberto Cajubá foi bastante aplaudido em seu discurso.
                         Em seguida foi lida uma mensagem enviada pela professora Maria Gorete Ferraz, filha do casal, parabenizando o sobrinho por essa inciativa. Eis a mensagem:

 

 "Jamais poderia deixar de parabenizá-lo por esta grande obra, onde você relatou com toda contundência e veemência a história de meus pais. O que mais me chamou atenção, foi a sua luta incansável fazendo levantamentos, checando informações e com essa ousadia retratar a história de meus pais. Quero também agradecer a todos que colaboraram com as informações narradas neste majestoso livro. E quero dizer também que fiquei bastante emocionada ao ler este livro, por me retratar uma linda lembrança ao meu passado, onde fui muito feliz ao lado deles. Um abraço com todo carinho dessa tia que muito lhe admira".         
                        Depois  do belíssimo discurso de apresentação feito pelo acadêmico advogado  Roberto Cajubá da costa brito, foi a vez  do acadêmico e também advogado Fernando Ferraz usar da palavra e explicar aos presentes o  porque  de  escrever um  livro retratando a vida de seus avós.
 
                             Fernando Ferraz relatou que  o desejo de escrever um trabalho sobre a vida do seu patrono deu-se desde quando ele tomou posse como membro da APAL  em julho de 1984, tendo em vista que a cadeira que ocupa na Academia Parnaibana de Letras, a de número 26, tem como patrono,   seu avô, o Jornalista Raimundo Ferraz Filho e que este desejo  tornou-se mais intenso após o falecimento de sua avó, a professora Edméa Memória Ferraz. Agradeceu a todos que o incentivaram e o ajudaram a realizar a obra,  e por fim,  um agradecimento especial à  dra. Cláudia, sua esposa pela  parceria e a dedicação, que muito o  auxiliou nas pesquisas, formatação e revisão do, além de ter sido a figura central na organização das recepções que realizaram  nos quatro lançamentos de  ALICERCE - História de Edméa e Ferraz Filho, em Fortaleza (26/4/18), Teresina (7/6/18), Oeiras (8/6/18), e em Parnaíba (14/7/18). Palavras do autor: “Devo, assim, à Cláudia, amor da minha vida, parte significativa do sucesso que tem sido este livro”.
 
 
                                                           
  
                         Finalmente,   usou da palavra o acadêmico e prefeito mão santa,   que se fazía acompanhar da primeira dama adalgisa moraes souza. mão santa que também é membro da academia parnaibana de letras teceu muitos elogios à família ferraz destacando as qualidades e o pioneirismo da professora edmea,  de  quem inclusive, fora aluno.  

                              Após os discursos deu-se início à sessão de autógrafos ao tempo em que um farto coquetel era servido. a sessão de autógrafos e o coquetel foram acompanhados com música de boa  qualidade a cargo dos músicos bethoven ao piano e gregório neto no violão.

                              O lançamento do livro alicerce: história de edméa e ferraz filho constituiu-se de fato num grande momento cultural e social com a participação da Academia Parnaibana de Letras, do Instituto Histórico de Oeiras e da Academia cearense de Cultura.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário