segunda-feira, 14 de julho de 2025

AÇÃO LITERÁRIA ACADEMIA VIVA INCENTIVA E APOIA NOVOS TALENTOS NA REGIÃO

 O Projeto de Ação Literária "Academia Viva" da Academia Parnaibana de Letras tem entre os seus objetivos,  o de aproximar a APAL à  comunidade escolar, ou seja,  diretores, professores e principalmente  estudantes das escolas de Parnaíba e até de  comunidades vizinhas.

Assim, desde o ano passado (2024),  oficinas e palestras têm sido realizadas nas escolas, principalmente nas ligadas à "1ª GRE" ( Primeira Gerência Regional de Educação em  Parnaíba) que tem como gerente a professora Aurilene Vieira. Em todas já realizadas,  os alunos têm se mostrado bastante receptivos e participativos.

Na sexta-feira, 27 de junho,  foi a vez do CETI Padre Vieira receber a visita da APAL representada  por seu presidente José Luiz de Carvalho, pelo secretário geral  Antonio Gallas e pelo tesoureiro Claucio Ciarlini.  Como acontece  em todos os eventos assim realizados,  houve distribuição de livros, exemplares da última edição do  Almanaque da Parnaíba,  além de balas, doces e chocolates.

Os alunos tiveram a oportunidade de escrever e ler  suas poesias ou pequenos textos feitos naquele momento. Muitos foram os que se pronunciaram como vermos nas fotos a seguir: 

 







A aluna Débora Araújo, do 2º Ano C do Turno Manhã recitou um poema de sua autoria o qual transcrevo abaixo:

Ontem fui à padaria,
Sozinho, assim não me via,
Reduzi a quantidade de pão,
Pois você não me espera no salão.

Mudei o corte de cabelo,
Aquele que você nem gostava,
O nosso amor, um dia belo
Numa sexta normal, já não amava.

O seu amor, eu não sou mais,
E para mim agora tanto faz,
Menos é mais.
Melhor nada,
Nada,
Nada,
Nada, 
Do que uma metade sem razão,
Sou movido a emoção,
E não te quero por conversão.

Melhor nada, 
Nada,
Nada,
Nada,
Do que uma metade sem razão.

Débora Araújo, autora do poema acima, recebendo a última edição do
Almanaque da Parnaíba autografado pelo professor Antonio Gallas,
secretário geral da Academia Parnaibana de Letras.


Em agosto, a APAL dará prosseguimento ao Projeto,  visitando novas escolas,  evidenciando em especial a  literatura piauiense/parnaibana dando incentivo e apoio para novos talentos, principalmente  que os jovens possam divulgar suas produções literárias.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário