Conforme comunicado emitido pela família a Missa de Sétimo Dia em sufrágio da alma de dr. Lauro Andrade Correia será hoje às 19 horas na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça.
Até hoje, durante os cinquenta e um anos de minha convivência em Parnaíba, não encontrei qualquer pessoa que fizesse, por menor que fosse, um único comentário negativo a respeito de dr. Lauro Correia.
Parnaibanos ou não, todos são unânimes em engrandecer as virtudes deste homem público e reafirmarem as admirações que têm por ele.
Antes mesmo de eu vir residir aqui nesta hospitaleira cidade, já ouvia referências ao seu nome. Então, como tantos outros, passei a admirá-lo.
Mais tarde, quando escrevia a "Crônica da Cidade" lida diariamente aos microfones da Rádio Educadora de Parnaíba no programa "Rádio Repórter Educadora", tive o prazer de conhecê-lo através do jornalista Batista Leão, então diretor superintendente da emissora pioneira no Piauí e, quiçá, no Nordeste.
Dr. Lauro, cidadão escorreito, culto, educado, bastante organizado, tratava a todos com distinção, independente da classe social e sempre tinha algo a nos ensinar.
Infelizmente não houve velório, e a comunidade parnaibana não pode prestar a homenagem merecida ao eminente homem público que tanto fez por Parnaíba... Houve uma solenidade simples durante seu sepultamento no Cemitério da Igualdade quando o seu filho, dr. Israel Correia fez um belíssimo e emocionado discurso no qual ressaltou as qualidades de seu pai, entre as quais, já finalizando o discurso, disse entre outras palavras, que em sua casa, dr. Lauro não aceitava que se falasse mal ou se detratasse a vida de quem quer que fosse... Recebeu aplausos!
Esta afirmativa de Israel Correia mostra o quanto dr. Lauro possuía um coração magnânimo, bom, que jamais desejava ofender alguém, deixando assim um bom ensinamento para os filhos.
Apesar de não ter acontecido o velório para que a comunidade pudesse se manifestar, inclusive a Academia Parnaibana de Letras da qual ele foi presidente por 14 anos consecutivos, as manifestações foram feitas e continuam sendo feitas através das redes sociais, como as que veremos a seguir:
De Valdeci Cavalcante presidente da FECOMERCIO - PI : Lauro Correia, meu Padrinho de casamento. Sempre tive por ele a maior consideração e respeito. Continuarei agora cultuando a sua memória. Que seja recebido no Paraíso Eterno pela querida Madrinha Rosete!
Lamentamos profundamente o falecimento de Dr Lauro Correia! Que Deus o receba em um bom lugar, de braços abertos. Dr Lauro Correia amava Parnaíba e sempre agia com entusiasmo nas causas que abraçava em sua defesa. (Fernando Ferraz da Academia Parnaibana de Letras - APAL )
Parnaíba fica menor com a partida do nosso quase secular Dr Lauro Correia, um exemplo de cidadão, que ao longo da sua existência plantou paz, solidariedade social e amor 😽 incondicional ao próximo. Deus o receba nos céus e o deixe ficar ao lado dos juntos e bondosos de coração 💔! Nossos sinceros pêsames aos aos familiares. Dr. José Itamar Abreu Costa, cidadão honorário de Parnaíba, sócio correspondente da APAL em Teresina
Dr. Lauro sempre foi-me de uma consideração sem tamanho. Fez questão que eu me inscrevesse a uma Cadeira na APAL. Que ele descanse em paz e seja recebido sob a Misericórdia, os aplausos e luz perpétua. Nossas condolências à família. (Acadêmico Wilton Porto)
José Luiz de Carvalho
Para: Lauro Correia
Efêmeros
Assim vamos seguindo nessa estrada...
pouca coisa sabemos...
mas é a nossa sina...
vamos um após outro...
Somos orgânicos,
efêmeros mortais!
" Quando jovem, aqui na Parnaíba eu tinha um exemplo a seguir, um gigante chamado Lauro Correia.
O Lauro era tudo na cidade. O homem e o gênio.
Eu queria ser semelhante a ele, era o meu ídolo!"
(Depoimento de José Luiz de Carvalho - Presidente da Academia Parnaibana de Letras)
Dr. Lauro Correia homem ilustre da nossa querida Parnaíba. Sua contribuição como político, professor e leão faz parte da história da cidade. Que seja bem-vindo ao Reino dos céus. Sinceros pêsames para a família. (DILMA PONTE - Academia Parnaibana de Letras -APAL)
Homem ilustre. Amigo de meu pai, cursaram Direito juntos. Deixa um legado de decência e muito trabalho pela Parnaíba. Que Deus o receba. (Roberto Cajubá - Academia Parnaibana de Letras - APAL)
Dr. Lauro Correia partiu para a morada eterna na Pátria Celestial ,a morada dos bons e justos .Ficam as boas lembranças de sua inteligência, cultura, amor ao trabalho , responsabilidade, fidalguia no trato com as pessoas ,generosidade para com o próximo ,amor a sua terra natal onde deixou marcas importantes de seu trabalho e no Piauí ou por onde passava mostrava que era um cidadão do bem que sabia honrar a Pátria ,a Família e a Deus .A APAL e a cultura piauiense lamenta a partida do grande líder .Abs aos familiares e amigos .(Cristina Moraes Souza Oliveira- Academia Parnaibana de Letras)
Desejo que Deus dê conforto e resignação aos filhos Israel e Gardênia, a todos os familiares e amigos do bravo Dr. Lauro Correia, e que o receba numa de suas moradas celestiais.
Ele era um cidadão cordial, digno e honrado, que aprendi a admirar, e cuja amizade cultivei ao longo de décadas.
Meu saudoso pai também tinha por ele grande admiração e respeito.
Fui seu aluno no Campus Ministro Reis Velloso (UFPI), do qual ele era o dinâmico e competente diretor.
Foi ainda prefeito de Parnaíba, presidente da FIEPI e do FRIPISA e diretor administrativo da Moraes S. A.
Quando em 1994 fui tomar posse como membro da APAL, Dr. Lauro, na qualidade de seu presidente, com toda a sua lhaneza e fidalguia, me visitou na casa de meus pais, me levando o manto acadêmico e as instruções sobre a ritualística da solenidade de posse.
Já tive oportunidade de escrever alguns textos sobre ele, um dos quais publicado na orelha do livro sobre a História da Faculdade de Administração, de que sou coautor.
Lamento o seu falecimento, mas ao mesmo tempo louvo suas obras e sua vida digna, ao tempo em que fico contente de ter privado de sua inspiradora amizade. ((Elmar Carvalho - Academia Parnaibana de Letras)
Com pesar abraço aos primos Israel e Socorro , e Gardênia pela passagem de Dr Lauro para outro plano da pátria celestial desejando que Deus o tenha recebido de braços abertos concedendo-lhe a luz e a paz prometida aos justos. (Yeda Moraes Souza Machado).
Inúmeras foram as manifestações de solidariedade que a família recebeu e continua recebendo. Amanhã na solenidade de lançamento da edição de número 74 da Revista da Academia - Almanaque da Parnaíba relativo ao ano de 2022, dr. Lauro Correia, que figura na capa desta edição, estará sendo homenageado, pois, a intenção da Academia era homenageá-lo em vida terrena, o que não foi possível, então a homenagem será prestada mesmo ele já estando na vida espiritual. Estejam todos convidados.
EM TEMPO: "POR QUEM OS SINOS DOBRAM" - Homenagem feita a dr. Lauro Correia pelo professor Renato Renato Santos, será comentada neste blog em nossa próxima postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário