sábado, 28 de maio de 2022

LANÇAMENTO DO ALMANAQUE DA PARNAÍBA EDIÇÃO 2021

 

    Conforme previamente anunciado foi lançada na noite de  sexta-feira,  dia 27, a septuagésima terceira edição do Almanaque da Parnaíba sob a responsabilidade da Academia Parnaibana de Letras.

         O evento, que foi bastante  prestigiado pela sociedade parnaibana, ocorreu no auditório do Senac em Parnaíba com a presença de autoridades e acadêmicos os quais foram convidados a compor a Mesa de Honra da solenidade.


           À  Mesa de Honra sentaram-se o presidente José Luiz de Carvalho, o secretário geral Antonio Gallas, os acadêmicos Diego Mendes, Claucio Ciarlini, Pádua Marques, e Roberto Cajubá; Ainda sentados à Mesa,  o presidente da Câmara Municipal de Parnaíba,  vereador Carlson Pessoa, o superintendente de cultura,  Arlindo Neto, representando o prefeito municipal dr. Francisco de Assis de Moraes Souza, a primeira tenente Maila Silva representando o capitão dos portos Maxwell Denigres e a advogada Maria Fernanda Brito do Amaral que representou  o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil -  secção Piauí (OAB-PI),  Celso Barros Coelho Neto.

         A solenidade teve como cerimonialista a acadêmica Maria Dilma Ponte de Brito que conduziu os trabalhos com maestria, equilíbrio e  bastante dinamismo.

                            Acadêmica Dilma Ponte conduziu com brilhantismo 
                            o cerimonial do lançamento do Almanaque da Parnaíba. 

 

        Após a execução dos Hinos da Parnaíba e do Piauí, o presidente José Luiz de Carvalho abriu a solenidade com um agradecimento a Deus e também aos presentes, e sintetizou, o que seria aquela noite. Agradeceu também ao principal responsável pelo evento, o acadêmico Valdeci Cavalcante que por compromissos já assumidos,  não pode estar presente. 


        Após a fala do presidente José Luiz abrindo a solenidade,  foi a vez do acadêmico Diego Mendes Sousa discorrer sobre a história do Almanaque,  bem assim   sobre as homenagens prestadas ao escritor Assis Brasil - capa desta edição - falecido ano passado e ao renomado artista plástico  Mestre Ageu, falecido recentemente. Em seguida foi a vez de Claucio Ciarlini que fez a apresentação do Almanaque - Revista da Academia, referiu-se ao concurso literário e prestou significativa homenagem aos acadêmicos que participaram dessa edição, também evidenciou a tristeza pelo luto aos acadêmicos falecidos recentemente como Renato Bacellar e Assis Cajubá. Por fim referiu-se às perdas de preciosos amigos como Canindé Correia e Jorge Carvalho, e, finalizou seu discurso com um  poema retratando o significado dessa histórica edição do Almanaque da Parnaíba. Em seguida usou da palavra o secretário geral da Academia, professor Antonio Gallas que discorreu sobre o projeto "Academia Viva", o que foi feito,  e o que ainda poderá ser feito.

        Finalmente foram entregues os diplomas de Mérito Literário aos participantes classificados no Concurso Literário promovido em 2021 pelo Almanaque da Parnaíba. Cada categoria (artigo, conto, crônica e poesia) um participante escolhido fala em nome de todos, em agradecimento.

Classificados no concurso com seus respectivos Diplomas do Mérito Literário


        Após as falas ouviu-se o hino da Academia Parnaibana de Letras,  composição da acadêmica Ligia Ferraz  e música de sua irmã Maria Gonçalves Carvalho e o presidente José Luiz de Carvalho deu por encerrada a solenidade e convidou a todos para o coquetel que foi servido no salão de recepção  do prédio do Senac em Parnaíba.

Outras fotos do evento











 


Nenhum comentário:

Postar um comentário