sábado, 1 de agosto de 2020

EM TEMPOS DE PANDEMIA





MÁSCARA: USAR OU NÃO USAR - Eis a Questão!

 Por Antonio Gallas




As duas crianças que protagonizam o vídeo acima são a minha neta Maria Beatriz, de 02 anos e o meu neto Pedro Henrique de 03 anos. 

Evidentemente que orientados pelos pais Anselmo e Marina estão a cumprir o que determinam as autoridades de saúde do mundo inteiro, e lógico, tomando consciência e responsabilidade de como devemos nos portar diante de uma doença que tem causado preocupação e medo ao povo do mundo inteiro. Consciência e responsabilidade que muitos adultos não têm.

Isolado que estou, desde o dia 30 de março (já evidenciei isso diversas vezes) em prisão domiciliar sem ter cometido crime algum, resolvi nesta manhã de hoje, sábado 1º de agosto,  dar uma esticadinha nas canelas  e também para aliviar o estresse provocado por esse isolamento domiciliar,  caminhei no quarteirão em frente a minha casa, indo por diversas vezes até a rua Ademar Neves, retornando o percurso até a avenida Capitão Claro,  atravessando a avenida até chegar ao Munumento do Sesquicentenário em frente ao Colégio São Luis Gonzaga, hoje chamado de Colégio Diocesano.

Nessa curta caminhada que não durou mais do que 30 minutos passaram por mim pessoas em veículos, carros, motos, bicicletas e também pessoas a pé, caminhando. Algumas usavam máscaras, outras não. Vi máscaras descartadas de forma irregular, jogadas ao chão, na sarjeta do lado oposto em frente a uma clínica, que não é recomendado pois de certo modo pode contaminar outras pessoas.

Durante esses dias, costumo sentar-me no terraço de minha casa, um pouco no período da manhã e outro no período da tarde para a leitura para a leitura de algum livro, revista, jornal ou simplesmente para observar os poucos transeuntes que circulam em minha rua, outrora bastante movimentada.

Dia desses fiquei surpreso quando vi um empresário bastante conhecido na cidade, idoso assim como eu, passar sem máscara. Gritei seu nome, ele parou, voltou, cumprimentou-me com aceno de mão, sorriu e eu lhe perguntei: 

- Seu fulano (melhor omitir o nome), o amigo não usa máscara?

- Pra que? Isso é besteira, respondeu ele.

Fiquei surpreso coma resposta por se tratar de uma pessoa que tem conhecimento, não é um ignorante qualquer, até porque o ramo no qual ele negocia está diretamente ligado a um médico especializado.

Dizem que o povo tem mania de  imitar os governantes, mas pelo que temos visto o nosso líder maior, em todos os momentos dessa pandemia tem debochado da doença desrespeitando o que recomenda as autoridades da saúde do mundo inteiro e até mesmo das autoridades do seu próprio Ministério da Saúde.  Será que todos estão errados? 

Presidente Bolsonaro, em recente visita ao Piauí

O Coronavírus ou a Covid-19 não é uma gripezinha, não se trata com Cloroquina nem com Ivermectina e muito menos com água. É uma doença terrível que ainda está a desafiar a ciência. Portanto, o melhor nesse momento é seguir as recomendações da ciência e não o que pensam nossos líderes, como diz o dito popular: "MANDA QUEM QUER, OBEDECE QUEM TEM JUIZO!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário