segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

DIEGO MENDES TOMOU POSSE NA ACADEMIA PARNAIBANA DE LETRAS



Dando prosseguimento às posses dos candidatos eleitos para preenchimento de cinco cadeiras vagas, a Academia Parnaibana de Letras - APAL, realizou na noite da última sexta-feira, 24 de Janeiro, a sessão solene que deu posse ao jovem poeta Diego Mendes Sousa que passou a ocupar a cadeira de nº 11 que pertenceu ao ex-ministro parnaibano João Paulo dos Reis Velloso e que tem como patrono o professor e intelectual Thomaz Catunda.



A solenidade de posse do novo acadêmico aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - subseção de Parnaíba - Piauí,  e foi bastante prestigiada pela sociedade parnaibana, por intelectuais da cidade e por autoridades,  tais como o prefeito Mão Santa,  que também é membro da  APAL,  o superintendente do Patrimônio da União do Estado do Piauí, dr. Marcelo Morais que na  oportunidade representou o presidente Jair  Bolsonaro, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Regional do Piauí, dr.Celso Barros Coelho Neto, o advogado Francisco Robson Aragão, presidente da OAB subseção de Parnaíba,  além de outras autoridades e familiares do novo imortal. Vale destacar  nesse evento a presença da  professora e aposentada do Ministério da Fazenda senhora  Maria José Ferreira Sousa, quase centenária, viúva do senhor Aldi do Espírito Santo Anunciação Sousa,  carnavalesco que no carnaval deste ano in memoriam  será homenageado pela Prefeitura de Parnaíba. Maria José e Aldi são avós do acadêmico empossado.

Após formada a mesa de honra o presidente José Luiz invocando o nome de Deus abriu a sessão e pediu a  todos um minuto de silêncio em decorrência do falecimento naquele dia, 24 de janeiro, do professor e ex-secretário de educação do município dr.  Canindé Correia e em seguida o secretário geral professor Antonio Gallas leu uma Nota de Pesar emitida pela Academia Parnaibana de Letras. Canindé Correia era filho de Benedicto Jonas de Moraes Correia, autor do Livro do Centenário da Parnaiba em 1944 e é o patrono da cadeira de nº 06 ocupada pelo poeta Alcenor Candeira Filho, de quem Canindé Correia era cunhado.

Mesa de Honra da esquerda para direita: Diego Mendes, dr. Marcelo Morais, Antonio Gallas, José Luiz,Mão Santa, dr. Róbinson Aragão e dr. Celso Barros Neto.
Após o neoacadêmico ser conduzido ao auditório pelos acadêmicos Claucio Ciarlini, Pádua Marques e Wilton Porto, a  solenidade prossegue  com a reprodução do Hino do Piauí e em seguida o secretário geral, professor Antonio Gallas faz a leitura do Termo de Posse e a entrega do Diploma Acadêmico conforme preceitua  o  Ritual de Posse da Academia.



Nesse instante a cerimonialista oficial da Academia, a professora,   poetisa e escritora Dilma Pontes convida a senhora Altair Marinho, esposa do novo acadêmico,  para que se dirija à mesa e faça a aposição do Manto Acadêmico, momento aliás que levantou muitos aplausos.


Após receber o Diploma e o Manto Acadêmicos, o presidente José Luiz de Carvalho deu por empossado e membro perpétuo da Academia Parnaibana de Letras o poeta, que também é advogado, indigenista,  ambientalista, bibliófilo,  escritor e  jornalista e professor, membro do Pen Clube do Brasil e de várias instituições literárias do nosso país.
A cerimonialista Dilma Pontes leu as mensagens dos acadêmicos Renato Bacellar e Lígia Ferraz felicitando o novo acadêmico, mas  que por motivos outros ficaram impossibilitados de estarem presentes na solenidade.  Leu ainda mensagens  dos intelectuais  Roberto Victor Pereira Ribeiro, presidente da Academia Brasileira de Direito da qual Diego Mendes é membro e de Nélida Piñon, da Academia Brasileira de Letras, inclusive foi a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letas.  Essas mensagens, bem assim, as manifestações de parabéns que Diego Mendes recebeu através das mídias sociais serão publicadas brevemente neste blog.
A seguir foram feitos os discursos de posse, pelo novo acadêmico e o discurso de recepção pelo acadêmico Roberto Cajubá da Costa Britto, todos muito eloquentes. Diego falou de si, do seu patrono e teceu comentários sobre a vida  do homem que o antecedeu na cadeira,  trazendo à baila, inclusive, muitos fatos que os parnaibanos não conheciam. Reis Velloso, um homem de vida simples, apesar da grande importância  que tinha tanto no Brasil coimo no exterior. Um parnaibano orgulho desta terra.!No discurso de recepção o advogado e acadêmico Roberto Cajubá transformou suas palavras num verdadeiro poema. Falou como conheceu o menino Diego Mendes, e que o considerava um gênio e disse mais,  que Diego era o primeiro poeta do século XXI. Ambos os discursos arrancaram muitos aplausos e muitos elogios.
José Luiz de Carvalho, presidente da Academia Parnaibana de Letras deu por encerrada aquela sessão solene e convidou a todos para um coquetel que foi abrilhantado pela musicalidade do maestro Bethoven ao piano e seu filho, um garoto pré adolescente, ao violino.
A posse de Diego Mendes Sousa foi um grande acontecimento cultural e social sem sombras  de dúvidas.
Escritor Eneas Barros (O Escravo e o Senhor da Parnaíba) veio prestigiar a posse de Diego Mendes



Video: Blog do Capitão Caverna
Fotos: Facebook Diego Mendes







2 comentários:

  1. Que bênção pra essa cidade esse jovem poeta ser parnaibano para torná-la conhecida Brasil afora.

    ResponderExcluir