terça-feira, 15 de outubro de 2019

HOMENAGEM AO PROFESSOR

 
Imagem ilustrativa (google)


De acordo com a  Wikipédia, a enciclopédia livre,  professor é uma pessoa que ensina ciência, arte, técnica ou outros conhecimentos. Assim, somos todos professores e também alunos, pois sempre temos algo a ensinar e a aprender.
Mas hoje, especificamente, é o DIA DO PROFESSOR, do docente, a pessoa qualificada para na sala de aula transmitir ao aluno o conhecimento da arte, da técnica, da história, da literatura, enfim, o conhecimento do saber.
Certa feita, em conversa amigável com Lima Couto, professor de língua inglesa em Parnaíba, disse-me ele que o inglês era apenas a  desculpa para ele transmitir aos jovens daquela época as lições da vida. 
Dias atrás mandaram-me um texto via whatsapp em que narra um encontro de um professor com um ex-aluno. O autor me é desconhecido, mas é com este texto que pretendo homenagear todos os meus colegas professores. Eis o texto:

QUE BELA LIÇÃO! 
autor desconhecido

Um professor encontra um rapaz q diz q foi aluno dele.  
 E aí o cara pergunta: lembra de mim? E ele diz q não. 
Então o rapaz  conta q foi aluno dele.

E ele pergunta: o que andas fazendo?

Sou professor. 

Ah que legal. Como eu?

Sim. Virei professor porque você me inspirou..

Então  ele pergunta qual foi o momento em que ele o inspirou a ser professor. E aí o aluno conta a história:  

“Um dia um amigo meu, estudante também, chegou com um relógio novo, lindo, e eu decidi que queria pra mim e roubei, peguei do bolso dele.
 Aí este meu amigo percebeu o roubo e reclamou com você (professor). Então você  disse: o relógio do colega de vocês foi roubado, quem roubou devolva. Não devolvi porque não queria. Aí você trancou a porta, falou pra todo mundo ficar em pé que você passaria de um por um para revistar os bolsos de todos até achar o relógio. Mas você falou pra todos fecharem os olhos que você faria isso com os alunos de olhos fechados.
Todos fecharam os olhos e você foi indo de bolso em bolso e quando chegou no meu encontrou o relógio e pegou. Continuou revistando todos e aí quando terminou disse: podem abrir os olhos. Já temos o relógio.

Você não me disse nada. Não mencionou o episódio nunca. Não falou quem tinha roubado pra ninguém. E naquele dia você salvou a minha dignidade para sempre.

Foi o dia mais vergonhoso da minha vida. Mas o dia em que minha dignidade foi salva de eu não ter me tornado um ladrão, uma má pessoa, etc...
Você nunca falou nada. Não me deu lição de moral. E eu entendi a mensagem.

E entendi que é isso que um verdadeiro educador deve fazer.

Você não lembra disso professor?

E o prof responde: eu lembro da situação, do relógio roubado, de eu ter revistado todos etc.

Mas não lembrava de você. Porque eu também fechei meus olhos ao revistar..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário