APAL mantém tradição e lança a 71ª Edição do Almanaque da Parnaíba
Um grande público, calculado em aproximadamente 250 pessoas, intelectuais, presidentes de entidades culturais de Parnaíba e de outras cidades, compareceu ao lançamento do Almanaque da Parnaíba ocorrido na sexta-feira 28 de Dezembro.
O evento, promovido pela Academia Parnaibana de Letras - APAL em parceria com FECOMÉRCO aconteceu no Castelo de Eventos Cavalcante localizado na Praça Mandu Ladino e teve como cerimonialista a escritora e acadêmica Dilma Ponte qual foi bastante elogiada pelos presentes. O Almanaque da Parnaíba, é a revista anual da APAL.
|
Escritora e poetisa Dilma Ponte conduziu com elegância o cerimonial da solenidade |
A mesa de honra foi composta pelo Suboficial Carlos Henrique Rodrigues representando a Capitania dos Portos do Piauí, pelo advogado Denis Cavalcante vice-presidente da Federação do Comercio do Piauí, Fecomércio, pelo escritor Elmar Carvalho representando a Academia Piauiense de Letras - APL, pelo presidente e pelo secretário geral da APAL, respectivamente José Luiz de Carvalho e Antônio Gallas Pimentel.
|
Mesa de Honra: Vice-presidente da Fecomércio Denis Cavalcante, representando seu pai Valdeci, Antonio Gallas, José Luis de Carvalho, poeta Elmar Carvalho e o suboficial Carlos Henrique Rodrigues representando a Capitania dos Portos. |
A abertura da cerimônia foi feita pelo presidente José Luiz de Carvalho, enquanto que a apresentação do Almanaque, pelo escritor Antônio de Pádua Ribeiro dos Santos, que numa belíssima explanação discorreu sobre a importância desta revista que já conta com 95 anos de existência, sempre evidenciando a comunicação, a literatura e a cultura parnaibanas.
A edição do Almanaque da Parnaíba e a festa de lançamento conforme frisamos, teve o apoio da Federação do Comércio do Piauí, pelo seu presidente Valdeci Cavalcante. O advogado e vice-presidente da Fecomércio, Denis Cavalcante representou o seu pai, o empresário Valdeci Cavalcante que na ocasião de se encontrava em Maimi, USA.
|
Presidente José Luiz de Carvalho no pronunciamento
de abertura da solenidade |
Na mesma oportunidade foi lançado romance Flor do Desassossego, de autoria do escritor e membro da Academia, Paulo de Tarso Mendes de Sousa, com apresentação do escritor Alcenor Candeira Filho. Em seguida foi servido um coquetel de confraternização de Final de Ano e festejados os 35 anos de fundação da APAL.
Vários escritores reapresentantes de academias de outras cidades do Piauí estiveram presentes à solenidade, dentre eles o escritor e historiador luís-correiense Adrião Neto, o secretário de cultura da cidade de Cocal, escritor João Passos, o escritor Edivaldo Lima de Uruçuí, Giuliano Menezes Campos, neto da escritora Mara Luisa Mota que ocupou a cadeira de nº 27 da APAL. Giuliano que é Procurador da Fazenda Nacional e professor universitário, colaborou nesta edição do Almanaque da Parnaíba, e veio de Fortaleza - CE com a esposa, especialmente para prestigiar esta solenidade.
Rotary, Lions, Clube dos Talentos, Clube das Bancárias e autoridades da cidade prestigiaram o evento que foi abrilhantado pela musicalidade e voz da cantora Teresinha.
|
Acadêmico Alcenor Candeira fazendo apresentação do livro Flor do Desassossego |
Informações da APM Notícias/Texto: Antonio Gallas.
Fotos: Arquivo Pessoal/Foto Mania(Manoel Kit)
Nenhum comentário:
Postar um comentário