Texto de Antonio Gallas
Dando prosseguimento às
homenagens prestadas ao ex-governador Alberto Silva pela passagem do seu primeiro centenário de nascimento, aconteceu ontem, dia 24, no Castelo de Eventos da Praça Mandu Ladino, a abertura solene da vernissage na qual estão expostos objetos pessoais, fotografias, medalhas, documentos etc..., pertencentes a Alberto Silva. Referida exposição que traz o título de "A memória afetiva do ilustre filho de Parnaíba - Alberto Tavares Silva", ficará aberta, para visitação ao público até o dia 24 de dezembro, sempre no horário noturno a partir das 19 horas no Castelo de Eventos.
À solenidade de ontem estiveram presentes pessoas da sociedade, clubes de serviço, jornalistas de Parnaíba e de Teresina e autoridades, entre as quais o prefeito Mão Santa, que em um breve discurso, enalteceu as qualidades do engenheiro parnaibano, enfatizando sempre que a homenageada da noite era na verdade a senhora Florisa Silva, viúva de Alberto Silva.
A AcademiaParnaibana de Letras também se fez presente na pessoa de seu presidente José Luis de Carvalho, do ex-presidente Renato Bacellar, do secretário geral Antonio Gallas, dos ex-secretários gerais Alcenor Candeira e Dilma Pontes e da atual primeira secretária Maria Christina Moraes Souza Oliveira. Alberto Silva pertenceu a APAL e ocupou a Cadeira nº 01, hoje ocupada pelo ex-presidente Antonio de Pádua Ribeiro dos Santos.
Ainda nessa solenidade que teve como cerimonialista a professora Lourdes Gomes, usaram da palavra as seguintes pessoas: historiador Diderot Mavignier que destacou três importantes obras executadas por Alberto Silva - a energia elétrica que tirou Parnaíba da escuridão, proporcionando à população da cidade o direito de sair das lamparinas e dos lampiões à querosene; a criação e instalação da Universidade Federal do Piauí - UFPI e em consequência o Campus Ministro Reis Velloso que facilitou a vida de milhares de estudantes piauienses que não tiveram mais de se deslocarem para outros centros a fim de fazerem um curso superior. Por fim, Diderot citou a criação da COMEPI - Companhia Editora do Piauí que deu oportunidade aos escritores piauienses de publicarem suas obras a custo zero. Em seguida usou da palavra a sra. Leandra, que na ocasião representava o presidente da Fecomércio Valdeci Cavalcante que não pode estar presente. Leandra Leu uma mensagem de Valdeci Cavalcante enviada especialmente para este evento e foi publicado no Jornal "O Bembém" em edição especial distribuida aos presentes. Finalmente falou, Suzana Silva, filha do homenageado, que agradeceu às homenagens prestadas ao seu pai, Alberto Silva e citou, a homenagem feita pela Prefeitura de Parnaíba quando no dia 14 de agosto próximo passado - Dia da Parnaíba, no desfile cívico das escolas municipais, todas, prestaram homenagens a Alberto Silva.
Na abertura da solenidade, após a execução dos Hinos nacional, Do Piauí e da Parnaíba, foi exibido um documentário sobre a vida deste importante parnaibano chamado Alberto Tavares Silva.
Abrilhantaram a solenidade a Orquestra Jovem do Sesc Caixeiral regida pelo maestro Wellington Emanuel e o cantor Isnard, Voz e Teclado. Abaixo algumas imagens do evento:
Acadêmicos Francisco Moraes Souza, profa. Christina Moraes Souza eDilma Ponte de Brito e a sra. Excelsa Machado aposentada do Banco do Brasil. |
Deusa Brito e Florisa Silva |
Correção da data: sábado 24 de novembro.
ResponderExcluirO blog está mais evidente.
ResponderExcluir