sexta-feira, 5 de outubro de 2018

PROCISSÃO DE SÃO FRANCISCO: FÉ E RELIGIOSIDADE


         

A procissão de São Francisco realizada nesta quinta-feira 04                  pelas ruas  e avenidas dos bairros Campos e  São Francisco da Guarita  mais uma vez ficou evidente  ser a maior demonstração de fé e de religiosidade do povo parnaibano, superando inclusive a festa da padroeira nossa Senhora da Graça. 
                 Milhares de pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos acompanharam  a tradicional procissão.  Alguns descalços, outros em cadeiras de rodas, crianças em carrinhos de bebês e   muitos  fiéis   trajando as vestimentas do santo protetor dos animais como forma de pagar suas promessas.
                  Por todas as ruas e avenidas que a procissão percorreu o povo demonstrou sua  fé e solidariedade. Em diversas residências,    para que o            povo pudesse acompanhar as orações,  aparelhos de som  estavam  ligados à emissora de rádio que transmitia ao vivo o evento. A  distribuição     de água mineral,  tanto pelas empresas distribuidoras como      por pessoas residentes nas ruas do trajeto, já é uma tradição durante a procissão de São Francisco. 
                    Os organizadores da festa estimam que mais de setenta mil pessoas acompanharam a procissão de ontem, quinta-feira dia 04. São pessoas oriundas das mais diversas cidades do Piauí e dos estados vizinhos como Maranhão e Ceará e que evidentemente serve para consolidar o turismo religioso em nossa região. 

                     No mesmo instante em que ocorria a procissão saída da igreja de São Sebastião, uma outra procissão que saiu da Igreja de São Francisco no bairro Guarita percorria também as ruas e avenidas dos Bairros São Francisco da Guarita, Nova Parnaíba e adjacências. 


  
Texto de Antonio Gallas/ Fotos Cosme Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário