sábado, 23 de abril de 2016

ESTÓRIAS DO XIKOUSE

CAMARON  LI  NA MESA
Xikin Karwalho (escritor parnaibano)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Tempos atrás e que não voltam mais (1996), pois inté a fartura fartô, chegou prestas bandas litorâneas uma grandiosa comitiva de impolutos e brilhantes doutores da Sabraia Nathional
 
Todos os urêas secas do litó estavam de prontidão, avisados que foram pelo impoluto chefe Xikin.
Lá pras tantas se ouve um grito nervoso e ansioso:
- Negradinha lá se vem os Homi. Lá se vem os Homi seu Xikin. Ôrri piula, é um monte de emproados de importância.
Xikin todo saliente e na qualidade de chefe tratou de ficar a frente,  a fim de dá as boas vindas à comitiva. O que ele queria mesmo era se mostrar pra vê se conseguia futuras promoções, sem necessitar dos programas locais de SGPT, sei lá se é SGPP, PTB ou PQP, que Vmaroais inventa; e cadê o incrementa?
Xaga’s Wall começou a querer se intrometer pra  tombem aparecer. Lú Ovelha deu um jeitinho feminino e conseguiu fuiá um buiaco na segurança, ficando lado a lado com Dr. Elzerio Fonfom Direx, o maior dançarino de buati de lambadas e lambidas destas pragas.
Dr. Montblanco Direx estava todo serelepe e fagueiro, com sua cabeleira engomada com brilhantina da Myrurgia. O macho tava era cheiroso, pois tinha tomado banho com sabonete laifiboi e lascado uma borrifada de desodorante vaneiz. Ele tomava a frente de tudo não deixando sequer uma vaginha para o Dr. Calça Alta Direx, que com seu vistoso e fedorento bigode contracenava e contentava-se em apenas ficar agarrado no corrimão de sucesso do nosso Presi  Tonzé.
A programação da visita estava sendo realizada com desenvoltura,  fartura e abundância. A gente inté siscundia, sintocando debaixo das mesas, mas o viski corria atrás de nós e nós doidin pra acaba com ele. Ô luta feroz.
Na última noite o jantar foi no Coqueiro da Praia – Restaurante Alô Brasil. Todos aprontados e cheirosos, se-ajeitaram-se em seus lugares. Mesmo assim o cerimonial, sob o comando de Kontria, apelava, e de dedo em riste, dirigindo-se a Xaga’s Wall (que lá estava com sua Graça – esposa é claro, afinal!!!), disse em alto e bom tom: se-imperfíli-se cabôco do Buriti. Obediente o citado apeidou seu cedem de forma apulumada, impinou sua coluna, ispixô o pouco pescoço, pôs suas mãos sobre as cochas, aquartelado ficou, lembrando do serviço militar que por lá passou.


A comilança corria solta, a bebelança tombem. A puxação era corruptível e inté cheirava a promoção. Lá pras tantas o jantar foi servido. O pratão de camarão foi posto, propositadamente, in front of  Doctor Onoris Causis Sr. Fabis Assumpcion Direx Presi da Nathion Sabraica. O todo imponderado chefão garrô no cabo da cuié mais grande e sapecou arroz no prato do camarão, lascou farofa,  bôtô muito môio de pimenta azeda  malagueta, e puxou a pratada pra riba de si. Pegô um punhado de camarões pelos bigodes e lascou na boca, iniciando seu concurso gastronômico. O Homi tanto engolia quanto fungava. Tanto fungava quanto socava. Êta Homi do bucho pai d’égua. Num comparativo podemos dizer qui inté parecia cum uma quitanda de secos e molhados, cheia de mantimentos. Lá pras tantas o Homi se-intalou-se, foi ficando sem fôlego, começou a revirar os óios  e a vermelhidão  tomou conta de sua cara. Corre tudo quanto é puxa saco pra cima do glutão. Aí o Homi já tava morrendo era  de calor e aperrei. Dr. Calça Alta Direx arrancou a metade dos salvadores de riba do Homi, mas Xikin ficou junto tentando sua promoção, ou melhor, salvar o Poderoso Chefão. Ninguém conseguia sucesso. Enquanto todos tentavam, Xaga’s Wall viu uma brecha, subalternamente e insubordinadamente arrancou Xikin do arrodiado, aproximou-se do Homi, lascou-lhe uma porrada na coluna invertebral, e pronto. O Homi deu uma inguiada e lascou o camarão pra fora da guela. Quando o bichão caiu a Li na Mesa, foi possível notar seus 18 centímetros, e que ainda estava com cabeça, casca e rabo. A porrada foi tão grande que os Direx ficaram tramando uma suspensão no porreteiro. Mas o que importa mesmo é que o problema foi resolvido, o Homi se salvou e continuou a saborear mais quatro pratadas. E nós continuamos a chupar gelo com viski doze anos, digratis.
O ato de bravura do nosso herói só foi reconhecido pelo Dr. Elzerio Fonfom Direx, que dando três tapinhas nas omoplatas de Wall, disse: “Você não fez mais que sua obrigação. Salvou nosso 13º salário. Se nosso Chefão morre tavamos pebados, pebadinhos Como íamos conseguir um aditivo conjuntural e financial pros finalmente do Natal?!?!!??”
 
Moral da estória:
“Um Homem de Ação vale mais que uma Bolsa de Valores, em tempos bicudos.”
                                                                                 
 
Parnaíba, 15 de outubro de 2008.


 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário