Apesar de ter sido fundada em 25 de novembro de 2002, a Academia de Ciências Artes e Letras de Tutóia - ACALT só foi instalada em 17 de novembro de 2003. Assim sendo na data de 17 deste mês o sodalício completou 23 anos de sua instalação, e hoje, dia 25 de novembro, completa 22 anos de sua fundação.
Não obstante ter passado algum tempo sem atividades (muita coisa aconteceu, como por exemplo a epidemia da COVID, o falecimento de membros fundadores etc...), a ACALT reergue-se abrindo espaço para que novos intelectuais e artistas ingressem em seu quadro de associados a fim de que possa dar cumprimento ao objetivo de cultivar e promover as ciências, as artes e as letras e resgatar a história, a cultura e as tradições de Tutóia.
Criada por iniciativa do Monsenhor Hélio Maranhão, com o auxílio de ilustres intelectuais filhos da terra, é impossível registrar a data da fundação desta instituição sem enaltecer a memória de seu fundador - Monsenhor Hélio Maranhão - cuja visão e sensibilidade deram vida a um projeto que deverá ultrapassar gerações. Sua dedicação em promover as ciências, as artes e as letras permanece como legado vivo, orientando os passos da Academia e mantendo acesa a chama do saber. Assim também aconteceu quando Monsenhor Hélio, fundou em Tutóia, o Ginásio Almeida Galhardo - a primeira escola de ensino ginasial que depois transformou-se em Escola Normal formando professores e professoras que inclusive alguns foram membros do sodalício e deixaram sua valiosa contribuição.
Sessenta e um anos depois de sua fundação, o agora Colégio Almeida Galhardo continua em evidência, tendo sido, inclusive, no último dia 15, sábado, palco da posse do professor e Historiador Euges Lima em solenidade bastante prestigiada pela sociedade tutoiense.
 |
Euges Lima recebe o Diploma de sócio efetivo e perpétuo das mãos do acadêmico Bernardo Pedro Fonseca Nunes
|
 |
Da esquerda para a direita: Professora Francisca (diretora do Almeida Galhardo) a acadêmica Socorro Damasceno Santos, Euges Lima e Viriato Cardoso (prefeito de Tutóia)
|
É necessário rendermos também nossas homenagens aos sócios que já partiram, mas que continuarão presentes na história da ACALT através de suas contribuições, ideias e obras. Cada um deles deixou marcas profundas, ajudando a construir o patrimônio memorial do sodalício e da nossa cidade.
Abaixo, por ordem de cadeira e os cargos que ocuparam, a relação dos membros que compuseram a primeira diretoria:
Hélio Maranhão – 1º Presidente, Presidente Perpétuo -, ocupante da Cadeira de nº 1, patroneada por Maranhão Sobrinho.
Bernardo Pedro Fonseca Nunes – 1º secretário -, ocupante da Cadeira de nº 2, patroneada por João do Vale.
Heleomar Fonseca Nunes – 3º suplente do Conselho Fiscal -, ocupante da Cadeira de nº 3, patroneada por Elza Sousa Mendes (a Rainha do Caroço).
Maria José Brandão Ramos – Presidente -, ocupante da Cadeira de nº 5, patroneada por Naiza Neves de Araújo Costa.
Manoel da Paz Silva Gomes – 2º secretário -, ocupante da Cadeira de nº 6, patroneada por Raimundo Correia.
Conceição de Maria dos Santos Oliveira – 2º bibliotecário -, ocupante da Cadeira de nº 7, patroneada por Dilú Melo.
Gabrielle Damasceno Ramos – 2º tesoureiro -, ocupante da Cadeira de nº 9, patroneada por Nonato Freitas.
Evandro Galvão de Caldas – 3º membro do Conselho Consultivo, ocupante da Cadeira de nº 10, patroneada por Magno Cardoso Veras.
José Silva de Sousa – Vice-Presidente -, ocupante da Cadeira de nº 12, patroneada por Graça Aranha.
José Carlos Ramos – Orador Oficial -, ocupante da Cadeira de nº 13, patroneada por Almeida Galhardo.
José da Paz Oliveira – 1º tesoureiro, ocupante da Cadeira de nº 14, patroneada por Humberto de Campos.
Antônio Gallas Pimentel – Vice –Orador -, ocupante da Cadeira de nº 15, patroneada por Cândido de Almeida Athayde.
Abdon de Andrade Rocha – 1º Vocal do Conselho Fiscal – ocupante da Cadeira de nº 17, patroneada por Bernardo Almeida.
Bernarda Maria Silva Pereira – 2º suplente do Conselho Fiscal -, ocupante da Cadeira de nº 20, patroneada por Hélio Maranhão.
Clodomir da Penha Reis – 1º membro do Conselho Consultivo -, ocupante da Cadeira de nº 23, patroneada por Florindo Alves dos Reis.
Francisco Lourdes da Silva Filho – 2º membro do Conselho Consultivo -, ocupante da Cadeira de nº 24, patroneada por Graciliano Ramos.
Agesigildo Matos Silva – 2º Vocal do Conselho Fiscal -, ocupante da Cadeira de nº 25, patroneada por José de Matos Silva.
Maria do Perpétuo Socorro Damasceno Santos – 4º membro do Conselho Consultivo -, ocupante da Cadeira de nº 26, patroneada por José Silva de Sousa.
Verônica Damasceno Santos – 1º suplente do Conselho Fiscal -, ocupante da Cadeira de nº 27, patroneada por Rogeryo du Maranhão.
Rita Maria Damasceno Ramos – 1º bibliotecário -, ocupante da Cadeira de nº 28, patroneada por Aloísio Azevedo.
Antônio de Jesus Rocha da Silva – 3º Vocal do Conselho Fiscal -, ocupante da Cadeira de nº 31, patroneada por Gonçalves Dias.
Nelson Nedes Braveres de Oliveira – 7º membro do Conselho Consultivo -, ocupante da Cadeira de nº 32, patroneada por Carlos Drummond de Andrade.
José Fernandes de Sousa – 5º membro do Conselho Consultivo -, ocupante da Cadeira de nº 35, patroneada por Manoel de Jesus Araújo Soares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário