domingo, 1 de setembro de 2024

VICENTE POTENCIA TOMA POSSE NA APAL

Vicente de Paula novo imortal da Academia Parnaibana

           Tendo como cerimonialista a acadêmica escritora e poeta Dilma Ponte de Brito, em solenidade realizada na noite de sábado,  31 de agosto,  no auditório Testa Branca,  a Academia Parnaibana de Letras - APAL deu posse ao seu mais novo membro,  o escritor,  poeta e historiador Vicente de Paula Araújo Silva que assume a cadeira de nº 08,  vaga com a morte de seu último ocupante, o historiador Kenard Kruel Fagundes. 




            O auditório lotado com familiares e convidados especiais foi palco dessa grande  solenidade que  ficará registrada nos anais da  APAL. A abertura da sessão solene deu-se com a belíssima interpretação  do Hino da Parnaíba (em estilo capela) na   voz da cantora lírica Terezinha de Jesus Soares Pinto, qual foi acompanhada por todos os presentes.

A cantora lírica Teresinha de Jesus interpretando
o Hino da Parnaíba.

            O Presidente José Luiz de Carvalho,  seguindo o ritual das posses constantes do Regimento Interno da instituição,  solicitou que os acadêmicos  Benedito Lima, Dante Ponte de Brito e Pádua  Marques conduzissem o recipiendário ao auditório para os passos seguintes da solenidade. A seguir,  o secretário-geral, acadêmico Antônio Gallas Pimentel leu o Temo de Posse cujo teor é o seguinte: "Aos (31) trinta e um  dias do mês de agosto  do ano de dois mil e vinte e quatro,  da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, às vinte horas, em sessão solene presidida pelo acadêmico José Luiz de Carvalho, na presença de acadêmicos, autoridades, familiares e convidados, no auditório “Testa Branca” da Academia Parnaibana de Letras – APAL, sito à Rua Alcenor Candeira, 680,  no Centro de Parnaíba, Estado do Piauí,    foi empossado como SÓCIO EFETIVO E PERPÉTUO, o novo acadêmico VICENTE DE PAULA ARAUJO SILVA, aposentado,  escritor, poeta, historiador, técnico em eletrotécnica, professor, ex-bancário  e colaborador  de jornais e revistas da cidade de Parnaíba – PI.

O novo acadêmico passará a ocupar a cadeira de número 08 (OITO) que tem como patrono o jornalista, poeta, trovador e letrista ANTONIO OTÁVIO DE MELO e como último ocupante o historiador, professor e jornalista KENARD KRUEL FAGUNDES.

Assim, para fins de registro, foi lavrado o presente TERMO DE POSSE que depois de lido será assinado pelo secretário geral, pelo presidente, pelo empossado, pelos membros desta Academia, e pelas autoridades componentes da mesa.

Parnaíba, 31 de agosto de 2024."  Depois da leitura  o Termo de Posse   foi assinado pelo presidente , pelo secretário geral e pelo empossado.

A solenidade prosseguiu,  desta feita com  a leitura e entrega do Diploma Acadêmico ao novo imortal, cujo ato foi  realizada pelo advogado  Roberto   Cajubá da Costa Britto que também é membro da Academia Parnaibana de Letras.  Após a leitura  e entrega do Diploma o  presidente convida  a senhora Iraci Coelho  Silva, esposa do novel acadêmico para juntamente com Pádua Santos e a professora e acadêmica Maria Christina de Moraes Souza Oliveira realizarem a  aposição do Manto Acadêmico que é a túnica usada nas reuniões oficiais da APAL.

Entrega do Diploma Acadêmico ao novo imortal



Iraci, esposa de Vicente, Pádua Santos e Christina de Moraes Souza Oliveira  
na aposição do Manto Acadêmico


 



                                Saudação feita pelo Secretário Geral Antonio Gallas a Vicente de Paula
                           Araújo Silva novo ocupante da Cadeira 08 da Academia Parnaibana de Letras

        Após receber o Diploma e o Manto Acadêmico e ter sido declarado empossado na Academia Parnaibana de Letras pelo presidente José Luiz de Carvalho, o já membro da APAL, Vicente de Paula fez seu discurso de posse no qual enalteceu as qualidades do patrono e dos ocupantes da cadeira tendo sido o ex-governador Chagas Rodrigues o primeiro ocupante, seguido pelo reverendo Padre Soares e por fim Kenard Kruel,  de quem ele leu algumas mensagens recebidas via whtsapp tratando de pesquisas sobre a História  da Parnaíba. Em seguida, o secretário geral, professor Antonio Gallas fez o discurso de recepção, conforme preceitua o Regimento Interno da Instituição. No seu discurso  Gallas falou da vida profissional exercida  por Vicente antes de aposentar-se  enfatizando o importante trabalho que fez na eletrificação de cidades dos estados do Piauí e Maranhão beneficiadas pela energia elétrica da Barragem de Boa Esperança. Falou ainda da carreira literária do empossado, o que o levou a pesquisar a História da Parnaíba, e como não poderia deixar de ser, ressaltou também a vida boêmia de Vicente, o que é peculiar em todos os poetas.  Na saudação o secretário geral   disse considerar-se privilegiado e honrado por ter sido escolhido pelo novel acadêmico para dar-lhe as boas vindas  e, em nome de todos os membros da APAL,  recepcioná-lo nessa memorável noite.  Finalizou o discurso dizendo: " seja bem-vindo Vicente. A APAL  muito tem a ganhar com vossa potencia!"



                                   Francisco Galherani - músico 



            Ao som da música "PARNAÍBA TRI-SECULAR" de autoria do novo imortal Vicente de Paula, com voz e violão do jovem músico Francisco Gallerani, o presidente José Luiz de Carvalho deu por encerrada a sessão e convidou a todos para o coquetel que foi servido em seguir na sala de recepção da Academia.
 
                        O presidente da APAL, jornalista José Luiz de Carvalho
                                    conduziu com garbo a solenidade do historiador 
                                                          Vicente de Paula                   
             A música "PARNAÍBA TRI-SECULAR"  fala da história da luta entre colonizadores e Tremembés , no tempo da Villa de Nossa  Senhora  de Monserrathe da Parnaíba e foi a vencedora do carnaval em 2010,   com a Escola de Samba Unidos da Ponte.
Representando o governo municipal esteve presente o Superintendente de Cultura Arlindo Neto. 
 Vejam as fotos:




Da esquerda para direita: Dilma Ponte, Rosinha (irmã do
 homenageado, Christina Moraes Souza Oliveira e Sólima
Genuína.





            Vicente de Paula Araújo Silva é mais um nome que engrandece a Academia Parnaibana de Letras e enriquece a história e a cultura parnaibana.
Texto de Antonio Gallas
Fotos: Helder Fontenele e Pádua Marques
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário