domingo, 28 de abril de 2024

ELIAS XIMENES DO PRADO - SÉTIMO DIA

 


Na terça-feira, dia 23, nas primeiras horas, logo após o raiar do dia, recebo, via whatsapp mensagem do radialista Glaucio Resende, comunicando-me o falecimento do ex-prefeito e ex-deputado estadual Elias Ximenes do Prado. 

Foi uma notícia triste para a cidade, para seus familiares, para seus amigos e para todas as pessoas que o estimavam e o admiravam. Mas a morte, como se sabe, é a continuação da vida. 


Infelizmente, por não encontrar-me em Parnaíba na data de hoje 29 de abril, não participarei da Missa de Sétimo Dia  do falecimento do ex-prefeito Elias Ximenes do Prado, entretanto, deixo aqui, registrada em meu blog, esta pequena homenagem a este cidadão que muito fez pelo desenvolvimento de nossa cidade. Eis então a minha

HOMENAGEM A ELIAS XIMENES DO PRADO

 

Era quase meia noite do dia 02 de novembro de 1972 quando a rádio educadora transmitiu o resultado das eleições municipais que deu vitória ao candidato do MDB, Elias Ximenes do Prado com 8.390 votos.  Elias vencera com maioria de 661 votos, o candidato da ARENA Francisco das Chagas Ribeiro Magalhães, apoiado pela família Silva, então proprietária da única emissora de rádio da cidade. Os Silvas eram adversários políticos de Elias Ximenes do Prado.  

 Nessa época eu havia iniciado minhas atividades jornalísticas aqui em Parnaíba, na Rádio Educadora e no jornal Folha do Litoral, dirigidos pelo brilhante jornalista Bernardo Batista Leão. Tanto a emissora quanto o jornal faziam oposição ferrenha ao prefeito eleito.  

 Assim, por repetidas vezes, na Crônica da Cidade de minha autoria, lida de segunda a sábado no programa Radio Repórter Educadora, fiz críticas severas à administração do prefeito Elias, o que já seriam motivos para ele detestar-me, ou até mesmo odiar-me. Mas, pelo contrário, apesar de eu tecer-lhe críticas quase que diariamente (porém sem nunca ferir seu brio, ou atingir sua família), em vez de odiar-me ou detestar-me, Elias era um dos meus admiradores, o que mostra a qualidade de um ser humano possuidor de um coração magnânimo, que sabe perdoar e amar o seu próximo.

Por conta dessas críticas, eu procurava evitar locais em que ele ou seus correligionários estivessem, porém, certa vez, quando ao final de uma solenidade no SESC Avenida, Elias aproxima-se de mim, e do então vereador Mario Campos, e nos oferece carona. Eu, embora envergonhado, aceitei. O nobre prefeito conversou comigo como se fossemos velhos amigos. Mario também era seu adversário político. Depois, tivemos muitos e muitos encontros, inclusive em Teresina quando o mesmo ocupava uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado.

Tornamo-nos bons amigos.

A atitude de Elias Ximenes do Prado para com a minha pessoa é uma prova de magnanimidade, de fortaleza, atributos próprios das pessoas que possuem um coração forte, uma alma bondosa e que sabem perdoar. Daí a razão de Elias Ximenes do Prado ter vivido por quase um século em plena lucidez e cada vez mais admirado pelas pessoas que o conheceram.

Por tudo que fez de bom nesta terra, o nobre homem, Elias Ximenes do Prado, repousa na eternidade celeste, sentado ao lado dos justos,  no lugar escolhido por Deus, nosso pai criador.

Esta é minha homenagem ao grande homem, grande líder político, grande pai de família, estimado e admirado por todos quantos tiveram o prazer de conhecê-lo e privar de sua amizade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário