Em solenidade que aconteceu sábado, dia 20 no auditório da Câmara Municipal, a Academia Magalhense de Letras - ALMAG, deu posse a duas novas acadêmicas e celebrou os cinco anos de sua instalação.
As empossadas foram as professoras Iracy de Araújo Carvalho Nunes, na cadeira de número 17, que tem como patrono o professor Primo Alves de Oliveira, e Maria da Conceição Pereira da Silva, na cadeira 40 cujo patrono é o jurista Celso Barros Coelho.
À esquerda Iracy de Araújo Carvalho Nunes, e à direita Maria da Conceição |
As neo acadêmicas foram recepcionadas pelas acadêmicas Rosiane Costa, e Marilene Sousa. Em seguida o acadêmico Melkes Oliveira Silva, ocupante da cadeira nº 04, da ALMAG, e pastor presidente da Assembleia de Deus na cidade de Magalhaes de Almeida, fez uma oração de gratidão a Deus pela realização da solenidade, o qual foi bastante aplaudido.
A solenidade contou com a presença de um público em geral, familiares das empossadas e também de autoridades do município, dentre as quais, o vereador Gildazio Araujo Silva, representando o Poder Legislativo Municipal e o Secretário de Educação do município, professor Maélio César Freitas dos Santos que também é membro da ALMAG e ocupa a vice-presidência da instituição. Maélio Cesar Freitas representou, na referida solenidade, o prefeito da cidade Nonato Carvalho.
Da cidade de Parnaíba estiveram presentes o professor Antonio Gallas Pimentel, secretário geral da Academia Parnaibana de Letras e o futuro acadêmico ( a tomar posse) Benedito de Lima e Silva Filho acompanhados do poeta Jota Cunha. Benedito e Gallas representavam a APAL.
Ao lhe ser concedida a palavra, o professor Antonio Gallas justificou a ausência do presidente da APAL josé Luiz de Carvalho na referida solenidade e disse da sua satisfação em estar mais uma vez naquela acolhedora e simpática cidade, na qual, quando então funcionário do Banco do Brasil, na vizinha São Bernardo, conquistara boas e sólidas amizades.
A solenidade de posse das professoras Iracy e Maria da Conceição, presidida pelo professor Gilberto Wagner e tendo como Mestre de Cerimônias o também Acadêmico José Orlando Costa, segundo secretário da ALMAG, foi mais um acontecimento que ficará marcado na história cultural de Magalhães de Almeida e certamente pepertuar-se-á nos anais da história do sodalício.
Após cumpridos todos os rituais do roteiro da sessão de posse houve um momento de descontração quando o protocolo foi quebrado para que os poetas Jota Cunha e o poeta cordelista Lindomar da cidade de Santana do Maranhão, fizessem um improviso no cordel.
Em seguida o professor Gilberto Wagner deu por encerrada a sessão e convidou a todos para um fatro coquetel que foi servido num dos salões da Câmara Municipal de Magalhães de Almeida.
Outras fotos do evento:
NOTA DO BLOGO: Desejamos parabenizar ao professor Gilberto Wagner e a todos os acadêmicos membros da ALMAG por manter viva a instituição tendo em vista que algumas (inclusive de cidades vizinhas) Academias de Letras fundadas antes da ALMAG estão inativas há muitos anos.
Esta Academia, por sua inmportãncia na cultura magalhense merece o respeito e o apoio das autoridades e da sociedade de Magalhães de Almeida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário