MANOEL BRAULINO
Por Antonio Gallas
Dando continuidade à tarefa de biografar pessoas que com o seu trabalho muito contribuíram para o desenvolvimento do município de Tutóia, nosso homenageado de hoje é um cidadão, honrado, escorreito, trabalhador e admirado por todos quantos tiveram o prazer de conhecê-lo e privar da sua amizade.
MANOEL DE JESUS SILVA, ou Manoel Braulino, Jesus Braulino como assim era chamado por muitos, nasceu em 24 de abril de 1928 e faleceu em 28 de julho de 2021 aos 93 anos de idade. Teve uma participação muito importante nas atividades sociais, políticas, comerciais e religiosas de Tutóia, pois exerceu importantes funções na vida pública do município, desempenhando todas com responsabilidade e honradez, características peculiares do seu caráter.
OS PAIS
Seus pais eram BRAULINO JOSÉ DA SILVA e de RAIMUNDA RODRIGUES DA SILVA porém fora criado por MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA, segunda esposa de seu pai Braulino. Teve nove irmãos dentre os quais os médicos Francisco João (in memoriam), clínico geral que residia em Fortaleza - CE e Angélica Teodoro Silva, ginecologista, residente em São Luis - MA. Os demais irmãos são os seguintes: Maroquinha, Maria Amália, Ester Silva, Cândido Silva, José Reis e Neuza.
A FAMÍLIA
Casou-se duas vezes. O primeiro matrimônio com a jovem Antônia da Costa Ramos Silva, com quem teve os seguintes filhos (vivos):
Maria Auxiliadora Ramos Silva,
Maria de Fátima Ramos Silva,
Maria da Graça Ramos Silva,
Manuel de Jesus da Silva Filho,
José Ribamar Ramos Silva (conhecido como Riba Braulino)
e (falecidos):
Maria de Jesus Ramos Silva,
Manuel de Jesus Ramos Silva,
Francisco das Chagas Ramos Silva,
Ildon Ramos Silva,
Antonio de Pádua Ramos Silva e
Romildo de Jesus Ramos Silva.
Após enviuvar da primeira esposa, senhora Antonia Ramos, Manoel Braulino casou-se, novamente. Desta feita com Maria do Socorro Veras Cardoso. Não tiveram filhos, entretanto adotaram uma criança do sexo masculino que recebeu o nome de Jofre.
ORIGEM DO NOME
Ganhou o nome de Manoel Braulino, por conta do pai Braulino José da Silva, agropecuarista, comerciante e líder político do povoado Seriema, tendo exercido o cargo de vereador por várias legislaturas.
A POLÍTICA
Manoel Braulino, nas eleições de 3 de outubro de 1965, foi eleito vice-prefeito na chapa do prefeito José de Almeida Veras. Nas eleições seguintes, que ocorreu em de 3 de outubro de 1969, concorreu para o cargo de prefeito tendo como adversário o enfermeiro Zilmar Melo Araújo, não logrando êxito, pois seu opositor foi vitorioso. Novamente concorre ao cargo de prefeito nas eleições de 15 de novembro de 1972, disputando com Antônio José Neves Rodrigues, o Anjo. Também não logrou êxito, uma vez que Antonio José foi o vencedor.
Apesar de não ter sido vitorioso nessas duas empreitadas políticas, foi vitorioso em outras atividades, principalmente no comércio que manteve ativo enquanto vida teve.
Manoel de Jesus Silva , não guardou ódio nem rancor de seus adversários políticos pois este princípio fazia parte de sua personalidade.
O COMÉRCIO
Sua primeira casa comercial foi aberta em 19 de setembro de 1966. Era, inicialmente, na Rua Capitão Demétrio, contíguo à sua residência de onde poder-se-ia deslumbrar as dunas de acesso à praia dos Félix, hoje Bairro São José. Ficava entre as residências de Antônio Penha e do oficial de Justiça Sabino Marques. Mais adiante, seguindo ao poente ficava os comércios e residências de Eurico Caldas e José Marques de Lima.
Quando Vitória, (uma mulher que também tem o nome registrado na história de Tutóia) comerciante das mais antigas da cidade, faleceu, o viúvo Antônio vendeu o ponto, na Praça dos Teremembés, para ele. Ainda hoje funciona no local. Mais tarde, já na companhia esposa Maria do Socorro, abriu nova casa comercial no local de sua nova residência na entrada da cidade ao lado do Posto Reis, na qual passou os últimos dias de sua existência.
Amante de uma boa música, tocava o violão com maestria. Animava nas quermesses, nas missas, leilões, além de ter sido um dos grandes colaboradores do Monsenhor Hélio Maranhão no desenvolvimento da Igreja Católica em Tutóia.
Quando de seu falecimento a família recebeu condolências dos amigos, dos admiradores, dos católicos, enfim de todas as pessoas que o admiravam e o tratavam com respeito.
Dentre estas manifestações de solidariedade destaco a da "Comunidade Tutóia Velha" publicada em sua página do facebook: "Na manhã desta quarta-feira (28/07) fomos surpreendidos pela notícia da páscoa definitiva do Sr. Jesus Braulino. Queremos manisfestar nossos sentimentos de pesar a toda família desde irmão e grande benfeitor em nossa Comunidade. Rezamos para que o bom Deus acolha sua alma e lhe dê o descanso eterno a sua alma.
Manoel de Jesus da Silva e o nome correto
ResponderExcluir