Por Antonio Gallas
Para a edição de 2021 do Almanaque da Parnaíba, a Academia Parnaibana de Letras instituiu um concurso literário abrangendo as categorias de Contos, Crônicas, Poesias e Artigos.
Entre poetas, cronistas e contistas participaram 29 concorrentes que enviaram suas participações em conformidade com o que preceitua o Edital da instituição publicado na imprensa local.
Para que houvesse total imparcialidade no julgamento, a Academia criou, entre seus membros, uma Comissão Julgadora para cada modalidade, sendo que, cada integrante da Comissão recebia via e-mail o poema, conto ou crônica sem qualquer identificação do participante.
O concurso objetiva classificar cinco candidatos do primeiro ao quinto lugar, entretanto apenas três artigos foram enviados, o que impossibilitou constituir uma Comissão Julgadora para a modalidade, todavia, os artigos recebidos serão publicados no Almanaque como forma de colaboração, citando a biografia do autor de forma sintetizada.
Participaram da Comissão Julgadora os seguintes acadêmicos: Dilma Ponte, Maria do Rosário Pessoa Nascimento, Altevir Esteves, Antonio de Pádua Ribeiro dos Santos, Antonio de Pádua Marques, Wilton Porto, Elmar Carvalho e Diego Mendes Sousa, e na organização do concurso o presidente José Luiz Soares, o secretário-geral Antonio Gallas e o acadêmico Cláucio Ciarlini.
RESULTADO
O resultado do concurso foi o seguinte:
POESIAS
1º lugar - DEPOIS DO FIM, de Jailson Junior;
2º lugar - AMIGA POESIA, de George da Silva ;
3º lugar - O BAIRRO, de Viviane Oliveira;
4º lugar - A GEOGRAFIA DE VÊNUS de Thaís Fontenele Barros e,
5º lugar - O SOPRO de Luan Machado de Oliveira.
Na modalidade CONTOS os classificados foram os seguintes:
1º lugar - BANCO SEM BANCO de Licurgo Montenegro;
2º lugar - AMOR À PRIMEIRA VISTA de Antonio José S. Sales;
3º lugar - A MEGALOMANIA DO FAMIGERALDO de Vicente de Paulo;
4º lugar – OS VIZINHOS de Marcelo Silva e,
5º lugar – NA ESPINHA DORSAL DA CIDADE de Daniel Souza
As cinco CRÔNICAS classificadas nessa modalidade foram:
1º lugar - ENTRE VOZES E PASSOS DA GRAÇA de Marcelo Costa dos Santos;
2º lugar - BRAÇO DIREITO de Benedito Lima;
3º lugar - AMOR À VIDA de Édna Santos;
4º lugar - SAUDADE COM GOSTO DE VÓ de Karoline de Carvalho e,
finalmente,
5º lugar - CLIMA CONSUMO E EGO de Rodrigo Ciarlini.
Tendo em vista a modalidade Artigo não ter atingido número suficiente de participantes pois somente três pessoas enviaram artigos em tempo hábil, ficou inviabilizada a constituição de uma comissão julgadora para a referida modalidade . O concurso objetiva classificar cinco candidatos do primeiro ao quinto lugar, entretanto os artigos que foram enviados serão publicados nesta edição como forma de colaboração.
Os candidatos classificados receberão receberão Diploma de Menção Honrosa enquanto que os demais participantes, classificados ou não, receberão diploma de participação no certame.
A direção da Academia Parnaibana de Letras espera que no lançamento da edição deste ano do Almanaque da Parnaíba, provavelmente em agosto já se tenha um declínio das contaminações do coronavírus para que se possa fazer uma solenidade presencial obedecendo naturalmente os critérios recomendados pelas autoridades sanitárias e de saúde do país.
Parabéns a todos e todas que conseguiram ser classificados em cada modalidade.
ResponderExcluir