domingo, 13 de junho de 2021

ADEUS AIRTON MENEZES - ''O POETINHA"

  Antonio Gallas


Passavam vinte e sete minutos da zero hora deste domingo, 13 de junho, Dia de Santo Antonio, quando recebo do eminente acadêmico e  poeta Elmar Carvalho a  mensagem qual havia sido enviada a ele  pelo jornalista Reginaldo Costa: "Estou passando por aqui para noticiar o falecimento de José Airton Saraiva de Menezes, 62 anos, um dos idealizadores da Fundação Cultural Assis Brasil, o “poetinha”, como era tratado por todos, no âmbito do grupo Inovação.

Pessoa simples e de convivência social saudável, veio a óbito neste dia 13 de junho de 2021, à meia noite, no Hospital Marques Bastos, de infecção generalizada".

Por ele ter sido um dos que fez parte do Jornal Inovação,  imediatamente,  e sem saber que fora o Reginaldo Costa que havia encaminhado a mensagem ao Elmar,  repassei a dita ao Reginaldo e ao jornalista Bernardo Silva  que  lamentaram o ocorrido,  sendo que,  Reginaldo informou-me  ter sido  ele,  quem informou ao Elmar, através de Fátima, esposa do poeta.  

Pessoa simples, humilde, tinha um potencial poético de grande valor, todavia não gostava de exibicionismo, entretanto soube cativar a amizade e o reconhecimento dos amigos.  É verbete no livro Escritores Piauienses de Todos os Tempos - Dicionário Biográfico, autoria de Adrião Neto  com o seguinte: José Airton Saraiva de Menezes (Parnaíba, 24.11.1958). Poeta, construtor civil e design em arquitetura civil. Participou do livro Nuvem". Também citado em Aspectos da Literatura Piauiense de Elmar Carvalho.




Em seu blog "Blog do B Silva", o jornalista lamentou e noticiou a morte do "poetinha"  e do músico Herculano Falcão que também faleceu na manhã de hoje da seguinte forma:  

"Nosso “até breve” a mais dois grandes amigos que nos antecedem na grande Viagem"

"Ontem à noite, através de uma rede social, ficamos sabendo pelo professor Antônio Gallas, da morte do “poetinha” José Aírton Saraiva de Meneses, 62 anos, um dos idealizadores da Fundação Cultural Assis Brasil. Faleceu por volta da meia noite do dia 13 de junho, no Hospital Marques Bastos, de infecção generalizada.

Hoje, no facebook, informam-nos do falecimento do músico e sindicalista Herculano Falcão (infarto), outro grande amigo, um dos integrantes e proprietários do grupo musical “Os Atômicos”, que, juntamente com o grupo “Os Apaches”, liderado por Fernando Holanda, animavam os bailes dos clubes sociais de Parnaíba, nos anos 70/80.

Sem dúvidas a partida desses dois grandes amigos nos deixa um grande vazio no peito e a tristeza de quem perde o convívio de dois grandes seres humanos. Nossa condolências aos seus familiares e amigos que ficaram".

Herculano, com os amigos Pituca e Reginaldo Mendes que também integraram “Os Atômicos”
Crédito foto: Blog do B silva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário