(Poemas Curtos)
José Luiz de Carvalho*
No ano de 2019, iniciei um estudo e também a produção de poemas haicais, os publicados em jornais e portais de notícias com o título, “MEUS HAICAIS”. Em 2020, participei da coletânea “Poemas Entre Gerações (organizada em parceria com Cláucio Ciarlini, com a participação vários escritores piauienses). Nela destaquei os “poemas curtos”. Hoje, apresento aqui a minha primeira TANKA e um breve comentário sobre esse assunto, apenas com a intenção de contribuir um pouco para a melhoria e o fortalecimento dessa produção literária na nossa região.
A Tanka é mais antiga que a poesia Haiku (ou haicai), ambos são poemas curtos e têm as suas origens no Japão, século VII. Tendo se espalhado pelo mundo a partir do início do século XX, logicamente sofrendo algumas modificações. Um poema Tanka, por exemplo, tem trinta e uma sílabas, com apresentação métrica de cinco linhas (versos) com 5, 7, 5, 7 e 7. O Haicai tem uma organização com dezessete sílabas distribuídas em apenas três linhas com 5, 7 e 5.
Os chamados “poemas curtos” são necessariamente pequenos, porém sem perder a essência do pensamento poético que motivou a sua escrita. Consiste em uma poesia na sua forma mais pura, natural e límpida, como sentir o cheiro de uma flor, ouvir o canto de um pássaro, o prazer da brisa do vento e o calor sol em sua pele. Olhar um nascer, um pôr-do-sol, o subir e o descer das marés de um oceano infindo.
TANKAS
SABOR
Não quero casar,
Com ela, nem com ninguém.
Quero é saber,
Se de manga ou cajá?
O sabor que “nina” tem.
(Em 19.01.2021)
METRIFICANDO:
não-que-ro-ca-sar ----> (5 sílabas)
com-e-la-nem-com-nin-guém ----> (7 sílabas)
que-ro-é-sa-ber ----> (5 sílabas)
se-de-man-ga-ou-ca-já ----> (7 sílabas)
o-sa-bor-que-ni-na-tem ----> (7 sílabas).
HAICAI
CANTIGA DE NINAR
Quero é cantar
Uma canção que calma,
Embala, nina...
(Em 03.01.2007)
METRIFICANDO:
que-ro-e-can-tar ----> (5 sílabas)
u-ma-can-ção-que-cal-ma ----> (7 sílabas)
em-ba-la-ni-na ----> (5 sílabas).
José Luiz de Carvalho* é poeta, contista, romancista e o atual presidende da Academia Parnaibana de Letras - APAL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário