terça-feira, 19 de janeiro de 2021

MINHAS TANKAS E HAICAIS

(Poemas Curtos)







José Luiz de Carvalho*



              No ano de 2019, iniciei um estudo e também a produção de poemas haicais, os publicados em jornais e portais de notícias com o título, “MEUS HAICAIS”.  Em 2020, participei da coletânea “Poemas Entre Gerações (organizada em parceria com Cláucio Ciarlini, com a participação vários escritores piauienses).  Nela destaquei os “poemas curtos”. Hoje, apresento aqui a minha primeira   TANKA e um breve comentário sobre esse assunto, apenas com a intenção de contribuir um pouco para a melhoria e o fortalecimento dessa produção literária na nossa região. 

             A Tanka é mais antiga que a poesia Haiku (ou haicai), ambos são poemas curtos e têm as suas origens no Japão, século VII. Tendo se espalhado pelo mundo a partir do início do século XX, logicamente sofrendo algumas modificações. Um poema Tanka, por exemplo, tem trinta e uma sílabas, com apresentação métrica de cinco linhas (versos) com 5, 7, 5, 7 e 7.  O Haicai tem uma organização com dezessete sílabas distribuídas em apenas três linhas com 5, 7 e 5.  

              Os chamados “poemas curtos” são necessariamente pequenos, porém sem perder a essência do pensamento poético que motivou a sua escrita. Consiste em uma poesia na sua forma mais pura, natural e límpida, como sentir o cheiro de uma flor, ouvir o canto de um pássaro, o prazer da brisa do vento e o calor sol em sua pele. Olhar um nascer, um pôr-do-sol, o subir e o descer das marés de um oceano infindo.


TANKAS 


SABOR


Não quero casar,

Com ela, nem com ninguém.

Quero é saber, 

Se de manga ou cajá?

O sabor que “nina” tem.


(Em 19.01.2021)


METRIFICANDO:


não-que-ro-ca-sar  ---->  (5 sílabas)

com-e-la-nem-com-nin-guém  ---->  (7 sílabas)

que-ro-é-sa-ber  ---->  (5 sílabas)

se-de-man-ga-ou-ca-já  ---->  (7 sílabas)

o-sa-bor-que-ni-na-tem  ---->  (7 sílabas).


 HAICAI


CANTIGA DE NINAR


Quero é cantar

Uma canção que calma,

Embala, nina...


(Em 03.01.2007)


METRIFICANDO:

que-ro-e-can-tar  ---->  (5 sílabas)

u-ma-can-ção-que-cal-ma  ---->  (7 sílabas)

em-ba-la-ni-na  ---->  (5 sílabas).


 José Luiz de Carvalho* é poeta, contista,  romancista e o atual presidende da Academia Parnaibana de Letras - APAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário