sábado, 23 de janeiro de 2021

ESTANTE DE LIVROS - ENCONTROS COM O INOVAÇÃO

TRIBUTO A CANINDÉ CORREIA 
Por Antonio Gallas
 

         Tive o privilégio e a satisfação de ler,  em primeira mão, o livro "Tributo a Canindé Correia" editado sob a coordenação do escritor e jornalista Reginaldo Costa, conhecido por muitos como "o Reginaldo do Inovação".

        Referido  livro, primeiro volume  da série intitulada Encontros com o Inovação traz depoimentos dos amigos mais próximos de Canindé Correia, à época (anos 1970) jovens idealistas, poetas na sua maioria, que preocupados com o futuro da cidade e do país, resolveram fundar um "jornal alternativo" com propósito de denunciar  as atrocidades impostas por um governo militar que disseminava a miséria econômica trazendo consequências graves para as classe sociais mais baixas.

        Canindé Correia inseriu-se a esse grupo e foi tratado por todos com respeito,  admiração e acima de tudo, com carinho e amizade. Era considerado o "guru" e tratado por "chefe".

        Fazem parte deste primeiro livro acadêmicos como Alcenor Candeira, Pádua Santos,  Elmar Carvalho, Israel Correia, Wilton Porto, além de  outros intelectuais da terra como Vicente "Potência" de Paulo, Inaldo Pereira de Sousa, Maria de Lourdes Oliveira Sousa, dra. Maria  Eleuzis Mendes Teles de Souza e o próprio Reginaldo Costa responsável pela obra.

        Todos que participaram do livro, em seus depoimentos foram unânimes em enaltecer a grandeza de um homem que mesmo pertencendo a uma família rica, ilustre, nunca carregou consigo o orgulho, a prepotência, mas sim a humildade,  a solidariedade e a preocupção com as injustiças sociais em nosso país.

        Um livro muito bem escrito. Fazer  a leitura e a revisão de algumas falhas ortográficas, porventura existentes, para mim foi motivo de prazer, de alegria,  pois só assim fiquei conhecendo mais um pouco da personalidade do bom amigo, do bom pai de família, do amante do belo e das coisas certas, enfim, do cidadão chamado Canidé Correia.

        Neste domingo, 24 de janeiro de 2021 está fazendo um ano que Canindé Correia  foi morar com Deus. Aqui na terra, apesar da saudade, sentimo-nos confortados em saber que por tudo de bom e de bem que ele fez nesta vida terrena  valeu como crédito para sua vida eterna ao lado dos bons e dos justos.

    


3 comentários:

  1. Merecedor, ele sempre foi amigo das pessoas e como dizia meu irmão Danilo "Companheiro!

    ResponderExcluir
  2. Conhecer um pouco da vida desses homens que fizeram a história da nossa cidade, será um prazer.

    ResponderExcluir