quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

ARARI EM DATAS

 




RETIRANTES CEARENSES EM ARARI

 Nesta data de 24 de dezembro, em 1887, em decorrência da seca do sertão nordestino, a bordo no Vapor Pindaré, vinte e nove retirantes cearenses, socorridos pela Comissão de Socorro aportaram em Arari e receberam as boas vindas do povo arariense.

 O transporte de São Luís, para esta Vila, e até o destino final que seria o São Benedito, nas margens do Rio Grajaú, foi patrocinado pelo governo do Estado do Maranhão. Alguns dos cearenses preferiram ficar em Arari e não seguiram ao destino para onde os havia encaminhado as autoridades.

 De Arari os cearenses escreveram para o jornal “O Paiz”, para agradecer a boa acolhida que tiveram pelo povo arariense. A nota foi publicada na edição de “O Paiz” do dia nove janeiro de 1888. A imagem que veremos a seguir é da vista parcial da vila do Arari, uma das fotos mais famosas, de todos os tempos, deste município. Datada do dia em que chegaram a esta vila os retirantes cearenses,  é de autoria do intrépido e pioneiro retratista ambulante Moura Quineau, que, fotografou diversas localidades do norte do Brasil, entre as quais São Luís, Arari e Carolina. Possivelmente a mais antiga fotografia registrada em nossa terra. Pertenceu ao gabinete do italiano Timoteo Zani da Brescia Lanzani, autor de Al Para´, Maranhao e Ceara. (Brasili Del Nord – Note di viaggiio) – Milano 1908. Colocada em leilão nos Estados Unidos desde 2011, pela Period Paper, foi arrematada por João Francisco Batalha em 11 de fevereiro de 2014, assinada, certificada e autenticada por Tony Ylitalo em nome da Period Paper em Feb 13, 2014. Constava no anuncio: 1887 Print Arary Rio Mearim Brazil Water River Boat Maranhao Estuary Pindare. This is an original 1887 black and White halftone print of the town of Arary on the Rio Mearim in Northen brazil. (1887 Arary Rio Mearim Brasil Água Rio Barco Maranhão Estuário Pindare. Esta é uma impressão original em meio-tom em preto e branco de 1887 da cidade de Arary no Rio Mearim, no norte do Brasil). Esta é, possivelmente, a mais antiga fotografia tirada em território arariense. Direitos reservados a João Francisco Batalha em 13 de fevereiro de 2014 através da Period Paper.




Esta é, possivelmente, a mais antiga fotografia tirada em território arariense.
Direitos reservados a João Francisco Batalha em 13 de fevereiro de 2014
através da Period Paper




Nenhum comentário:

Postar um comentário