domingo, 18 de outubro de 2020

DESAFIO: ESCREVER POR 21 DIAS

O COMANDANTE MOYSÉS PIMENTEL

Por Antônio Gallas 



Com o título Desafio: escrever em 21 dias, o confrade Sérgio Ramos - ACADEMIA DE CIÊNCIAS ARTES E LETRAS DE TUTÓIA, coloca no grupo do whatsapp da ACALT  as etapas com as devidas instruções de  como devemos proceder  para atingir os objetivos desse desafio.


 Coincidentemente eu já havia planejado escrever hoje, 18 de outubro,  sobre o meu pai, o comandante Moysés Pedreira Pimentel, porque se vivo fosse estaria completando nesta data 135 anos de vida.

Moysés Pedreira Pimentel nasceu em Teresina - Piauí em 18 de outubro de 1885. Teve uma infância pobre mas sempre obstinado a vencer na vida.  Com apenas o curso primário exerceu diversas profissões, dentre as quais torneiro mecânico, comandante de embarcações marítimas-fluviais de pequena e grande cabotagem, delgado de polícia, funcionário publico,  comerciante e agropecuarista.  Casou-se duas vezes. A primeira em Teresina e a  esposa chamava-se Maria da Conceição Oliveira  (dona Marocas)  com quem teve  04 filhos: Almir, Durval, Antônio e Raimunda (Neném Pimentel Santana).  O segundo casamento aconteceu em Parnaíba com jovem Zila Cerveira Galas, de família tutoiense. Zila seria namorada do senhor Delbão Rodrigues proprietário da empresa de navegação na qual Moysés,  era comandante de um dos navios. Após o casamento, mudaram-se para Tutóia, terra natal de Zila,  onde exerceu   grande influência nas decisões  políticas do município embora mesmo sem ter se candidatado a qualquer cargo eletivo. Em Tutóia viveu grande parte de sua vida até  falecer em 1979 com 94  anos de idade.

Moysés Pimentel  quando funcionário da Comissão de Estudos, Obras e Navegação do Rio Parnaíba

Moysés e Zila não tiveram filhos. Criaram-me a partir do sétimo dia do meu nascimento. Deram-me carinho, conforto, educação, bons ensinamentos, e especialmente muito AMOR, que para mim representou um dos fatos mais importantes dessa criação, bem assim de  não terem escondido as verdades sobre  minha origem, como acontece muitas vezes.  Assim,  nunca tive vergonha ou preconceito com minha mãe biológica ou com parentes consanguíneos.  Convivo com eles harmoniosamente e  esta importante lição que me foi ensinada por Moysés Pimentel deixa-me bastante feliz e orgulhoso.

Zila Gallas - minha mão adotiva


Boas lembranças tenho da minha infância, da juventude, das peraltices e também dos castigos que variavam de bolos da palmatória, umas chicotadas com chicote de açoitar cavalos ou o castigo de joelhos por alguns minutos. Àquela época  isso não era considerado crime e graças à essa educação rigorosa minha geração não enveredou pelo lado das drogas ou da marginalização.  Não restam dúvidas que o caráter, a rigidez nas ações do senhor Moysés ajudaram também a moldar o meu modo de vida, mas a lembrança mais importante que tenho do meu pai era o seu lado alegre, festeiro, cheio de humor e acima de tudo humano. Este eu tenho certeza, eu herdei, até porque não podia ser diferente, às vésperas de sua morte, confessou o que de há muito a família já suspeitava: era o meu pai biológico.

Cavalos Marchadores uma das paixões de Moysés Pimentel 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário