segunda-feira, 20 de julho de 2020

PARABÉNS ITAPECURU MIRIM

Por Francisco Batalha (*)

Prefeitura de Itapecuru Mirim-MA lança edital com 188 vagas ...

Em nome da Federação das Academias de Letras do Maranhão, parabenizamos os habitantes de Itapecuru Mirim pelo transcurso dos 150 anos de status de cidade. Terra que sob as benções de Nossa Senhora Dores deixou de ser Púcaro de Pedra para se transformar em Púcaro de Cultura e do Saber, através dos seus filhos ilustres entre os quais, destacamos: José Cândido de Moraes e Silva, João Francisco Lisboa, Pedro Nunes Leal, Joaquim Gomes de Souza, Benedito Bogéa Buzar, Bendito de Jesus Coroba, Mariana Gonçalves da Luz, Jucey Santos de Santana, Professor Inaldo Lisboa, Terezinha Muniz Lopes, por adoção; e tantos outras figuras de destaque no cenário nacional e além fronteiras.
 Sob o comando de Salvador de Oliveira e com o apoio dos vaqueiros do Arari, Itapecuru Mirim foi a primeira base de apoio de adesão do Maranhão à independência do Brasil, ato declarado, em 20 de julho de 1823, antes mesmo da capital São Luís, aderir à causa no dia 28 do mesmo mês e ano. 

Parabéns Itapecuru Mirim. Parabéns Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes, da qual tenho a honra de pertencer no quadro dos correspondentes e dela haver recebido o título honorífico de Méritos Culturais. Parabéns bravo povo itapecuruense. São Luís/Maranhão 20 de julho de 2020. João Francisco Batalha Presidente da FALMA.



O aniversário de Arari. História de 154 anos – Júlio Diniz
João Francisco Batalha  presidente da Federação das Academias de Letras do Maranhão



Nenhum comentário:

Postar um comentário