Em sessão solene realizada na noite do sábado, dia 11, no auditório da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Parnaíba, com a presença de acadêmicos, autoridades, familiares e convidados, tomou posse na Academia Parnaibana de Letras o jovem professor, jornalista escritor e poeta Cláucio Ciarlini.
Apesar da forte chuva que caía na ocasião, o público compareceu em massa, o que lotou o auditório onde estava sendo realizada a sessão.
Após a composição da mesa de honra, e seguindo o que preceitua os estatutos da APAL, o presidente José Luiz de Carvalho, nomeou uma comissão formada pelos escritores Alcenor Candeira Filho, Antonio de Pádua Marques Silva e Roberto Cajubá da Costa Britto para introduzirem o recipiendário ao auditório.
Em seguida, após ouvirem o Hino da Parnaíba, a secretária em exercício, professora e escritora Maria Christina de Moraes Souza Oliveira leu o Termo de Posse e entregou-lhe o Diploma de Acadêmico.
A senhora Ana Roberta, esposa de Claucuio Ciarlini foi convidada para fazer a aposição do Manto Acadêmico, após o que o Presidente José Luiz de Carvalho, em poucas e rápidas palavras o declarou empossado, tendo, logo a seguir, o neoacadêmico Cláucio Ciarlini Neto, se dirigido ao púlpito para fazer o seu Discurso de Posse, obrigatório nessas ocasiões
No seu discurso de entrada na APAL, Ciarlini ressaltou as qualidades dos acadêmicos que o antecederam na Cadeira 23, Judith Santana e Carlos Araken Correia Rodrigues, agradeceu o apoio recebido pela eleição e fez um relato de sua trajetória cultural como professor, incentivador de movimentos, a sua formação e um agradecimento especial à família, a mulher Ana Roberta e às filhas Ingrid e Caroline e à mãe Rosângela. Ressaltou que chega à entidade com o objetivo de muito
trabalho e abrindo espaço cada vez mais para as novas gerações.
A solenidade tem prosseguimento com o Hino da Academia, composição da acadêmica Lígia Gonçalves de Carvalho Ferraz e após, o Discurso de Recepção feito pelo Acadêmico Renato Bacellar que em eloquentes palavras enalteceu as qualidades do novo acadêmico quer como jornalista editor do jornal culturalista O Piagui, bem assim como professor e como pessoa humana. Bacelar destacou também a importância do jornalista na sociedade brasileira, importância esta agora enfraquecida por conta de um decreto presidencial.
Acadêmicos que não puderam comparecer à solenidade por não estarem em Parnaíba enviaram mensagens a Cláucio Ciarlini como esta de Fernando Ferraz, que foi lida na oportunidade pelo Secretário-Geral Antonio Gallas: "A posse de Cláucio Ciarlini na Academia Parnaibana de Letras no dia de hoje, 11.01.2020, constitui um momento singular por vários motivos. O principal deles simboliza o reconhecimento de seu valor por sua atuação como professor dedicado e compromissado em defesa da educação, da cultura, da história e da literatura na cidade de Parnaíba.
Nossa Academia abre, assim, suas portas para um jovem intelectual que tem dedicado sua vida profissional em defesa do conhecimento e que pauta suas ações sempre procurando agregar mais pessoas nessas nobres iniciativas que muito engrandecem a alma e o espírito.
Esta, aliás, é uma de suas virtudes: faz questão de dividir os holofotes com todos aqueles que participam da realização de suas iniciativas culturais, a exemplo da "Coletânea entre Gerações", recentemente lançada.
É gratificante testemunhar a insistência de Cláucio Ciarlini em publicar o Jornal O Piagui, dedicado à causa cultural.
Ele nos transmite a certeza de que sempre haverá resistência nas trincheiras em defesa da cultura, em contraponto à futilidade de causas menores mais associadas aos equívocos das ações políticas em desfavor do bem comum.
O nosso novo acadêmico, contudo, não chega sozinho aos quadros da nossa estimada APAL. Traz consigo o amor de uma base familiar representada por sua esposa, a professora Ana Roberta, e por suas encantadoras filhas gêmeas, Carolina e Íngride.
Hoje é dia de júbilo para a nossa estimada Academia Parnaibana de Letras, que de braços abertos recebe um de seus cinco notáveis acadêmicos recentemente eleitos: Cláucio Ciarlini.
Que Deus o ilumine sempre em sua trajetória.
Seja bem vindo, estimado confrade Cláudio Ciarlini.
Fernando Basto Ferraz"
Após o cumprimento do Ritual das Posses da Academia o presidente José Luiz de Carvalho deu por encerrada a sessão e todos foram convidados para o coquetel no salão contíguo ao auditório, ocasião em que Morgana e Jailson apresentaram ao público presente duas belíssimas páginas musicais.
A ACALT - Academia de Ciências Artes e Letras de Tutóia se fez presente à esta solenidade na pessoa da sua ex-presidente e atual secretária, a professora e escritora Maria José Brandão Ramos.
Também estiveram presentes à cerimônia de posse de Claucio Ciarlini, além dos familiares,
amigos e os membros da Academia Parnaibana de Letras, colegas professores,
colaboradores e seus companheiros do movimento cultural Versania, Marcello Silva, o
casal Francisco e Ana Carvalho, a escritora e poetisa Edinólia Fontenele, Jaílson Júnior
e Morgana Sales, Benedito Lima (membro da Academia Magalhense de Letras) , Airton Porto, Daltro Paiva e Carlos Pontes e a-professora Rossana Silva e outras pessoas da sociedade parnaibana
O novo acadêmico com a futura (já eleita) acadêmica Ednólia Fontenele |
Fonte: APM Notícias /Fotos APAL/ Edição: blog do professor Gallas
Muito boa a solenidade! Adorei ter participado da mesma.
ResponderExcluirA ACALT agradece o convite!