segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

POSSE DE CLAUCIO CIARLINI NA ACADEMIA PARNAIBANA DE LETRAS






Em sessão solene realizada na noite do sábado, dia 11, no auditório da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Parnaíba,  com a presença de acadêmicos, autoridades,  familiares e  convidados, tomou posse na Academia Parnaibana de Letras o jovem professor, jornalista escritor e poeta Cláucio Ciarlini. 
Apesar da forte chuva que caía na ocasião, o público compareceu em massa, o que lotou o auditório onde estava sendo realizada a sessão.
Após a composição da mesa de honra,  e seguindo o que preceitua os estatutos da APAL, o  presidente José Luiz de Carvalho,  nomeou uma comissão formada pelos escritores Alcenor Candeira Filho, Antonio de Pádua Marques Silva e Roberto Cajubá da Costa Britto para introduzirem  o recipiendário ao auditório. 
Em seguida, após  ouvirem o Hino da Parnaíba,  a secretária em exercício, professora e escritora Maria Christina de Moraes Souza Oliveira leu o Termo de Posse e entregou-lhe o Diploma de Acadêmico. 
A senhora Ana Roberta, esposa de Claucuio Ciarlini foi convidada para fazer a aposição do Manto Acadêmico, após o que o Presidente José Luiz de Carvalho, em poucas e rápidas palavras o declarou empossado, tendo, logo a seguir,  o  neoacadêmico  Cláucio Ciarlini Neto,  se dirigido ao púlpito para fazer o seu Discurso de Posse, obrigatório nessas ocasiões  
No seu discurso de entrada na APAL, Ciarlini ressaltou as qualidades dos acadêmicos que o antecederam na Cadeira 23, Judith Santana e Carlos Araken Correia Rodrigues,  agradeceu o apoio recebido pela eleição e  fez um relato de sua trajetória cultural como professor, incentivador de movimentos, a  sua formação e um agradecimento especial à família, a mulher Ana Roberta e às filhas Ingrid e Caroline e à mãe Rosângela. Ressaltou que chega à entidade com o objetivo de muito
trabalho e abrindo espaço cada vez mais para as novas gerações.



A solenidade tem prosseguimento com o Hino da Academia, composição da acadêmica Lígia Gonçalves de Carvalho Ferraz e após,  o Discurso de Recepção feito pelo Acadêmico Renato Bacellar  que em eloquentes palavras enalteceu as qualidades do novo acadêmico quer como jornalista editor do jornal culturalista O Piagui, bem assim como professor e como pessoa humana. Bacelar destacou também a importância do jornalista na sociedade brasileira, importância esta agora enfraquecida por conta de um decreto presidencial.
Acadêmicos que não puderam comparecer à solenidade por não estarem em Parnaíba enviaram mensagens a Cláucio Ciarlini como esta de Fernando Ferraz, que foi lida na oportunidade pelo Secretário-Geral Antonio Gallas: "A posse  de Cláucio Ciarlini na Academia Parnaibana de Letras no dia de hoje, 11.01.2020, constitui um momento singular por vários motivos. O principal deles simboliza  o reconhecimento de seu valor por sua atuação como professor dedicado e compromissado em defesa da educação, da cultura, da história e da literatura na cidade de Parnaíba.
Nossa Academia abre, assim, suas portas para um jovem intelectual que tem dedicado sua vida profissional em defesa do conhecimento e que pauta suas ações  sempre procurando agregar mais pessoas nessas nobres iniciativas que muito engrandecem a alma e o espírito.
Esta, aliás, é uma de suas virtudes: faz questão de dividir os holofotes com todos aqueles que participam da realização de suas iniciativas culturais, a exemplo da "Coletânea entre Gerações", recentemente lançada.
É gratificante testemunhar a insistência de Cláucio Ciarlini em publicar o Jornal O Piagui, dedicado à causa cultural.
Ele nos transmite a certeza de que sempre haverá resistência nas trincheiras em defesa da cultura, em contraponto à futilidade de causas menores mais associadas aos equívocos das ações políticas em desfavor do bem comum.
O nosso novo acadêmico, contudo, não chega sozinho aos quadros da nossa estimada APAL. Traz consigo o amor de uma base familiar representada por sua esposa, a professora Ana Roberta, e por suas encantadoras filhas gêmeas, Carolina e Íngride.
Hoje é dia de júbilo para a nossa estimada Academia Parnaibana de Letras, que de braços abertos recebe um de seus cinco notáveis acadêmicos recentemente eleitos: Cláucio Ciarlini. 
Que Deus o ilumine sempre em sua trajetória.
Seja bem vindo, estimado confrade Cláudio Ciarlini.

Fernando Basto Ferraz"

 Após o cumprimento do Ritual das Posses da Academia o presidente José Luiz de Carvalho deu por encerrada a sessão e todos foram convidados para o coquetel no salão contíguo ao auditório,  ocasião em que Morgana e Jailson apresentaram ao público presente duas belíssimas páginas musicais.
A ACALT - Academia de Ciências Artes e Letras de Tutóia se fez presente à esta  solenidade na pessoa da sua ex-presidente e atual secretária, a professora e escritora Maria José Brandão Ramos.

Também estiveram presentes à cerimônia de posse de Claucio Ciarlini, além dos familiares,
amigos e os membros da Academia Parnaibana de Letras, colegas professores,
colaboradores e seus companheiros do movimento cultural Versania, Marcello Silva, o
casal Francisco e Ana Carvalho, a escritora e poetisa Edinólia Fontenele, Jaílson Júnior
e Morgana Sales, Benedito Lima (membro da Academia Magalhense de Letras) , Airton Porto, Daltro Paiva e Carlos Pontes e a-professora Rossana Silva e outras pessoas da sociedade parnaibana


O novo acadêmico com a futura (já eleita) acadêmica Ednólia Fontenele

Fonte: APM Notícias /Fotos APAL/ Edição: blog do professor Gallas 

Um comentário:

  1. Muito boa a solenidade! Adorei ter participado da mesma.
    A ACALT agradece o convite!

    ResponderExcluir