quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

ACADEMIA MAGALHENSE DE LETRAS - ALMAG



A cidade de Magalhães de Almeida, localizada na região chamada Baixo Parnaíba, instala nesta sexta-feira, 06, a sua primeira instituição literária denominada de Academia Magalhense de Letras.
Fundada em 28 de outubro do corrente ano, por iniciativa do professor Wagner Bezerra, juntamente com outros intelectuais da terra,  a Academia Magalhense de Letras - ALMAG contará inicialmente com 20 membros fundadores e seus respectivos patronos, sendo que as demais cadeiras serão preenchidas oportunamente.
Dentre os patronos  estão a parnaibana Maria da Penha Fonte e Silva , os maranhenses Rubem da Páscoa Freitas, Benedicto dos Santos Lima, o Bembém e o jornalista Bernardo Batista Leão quais, com suas ações,  muito contribuíram para o engradecimento da  Parnaíba nos aspectos  político, social e cultural.
A professora Maria da Penha, catedrática em História, cronista e historiadora,  foi uma das fundadoras da Academia Parnaibana de Letras e ocupou a cadeira de nº 04 que tem como patrono o ex-prefeito Ademar Gonçalves Neves.
Rubem da Páscoa Freitas, natural de Tutóia, jornalista, radialista, professor, colunista social, funcionário público,  fundou a ASCOMPAR - Associação   dos Comunicadores da Parnaíba e ocupou a cadeira de nº 35 que tem como patrono Dom Paulo Hipólito de Souza Libório que foi o segundo bispo de Parnaíba.
Bernardo Batista Leão, jornalista, nasceu em São Bernardo, cidade vizinha a Magalhães de Almeida. Exerceu várias funções na cidade  da Parnaíba. Jornalista, radialista, vereador, relações públicas  da extinta REFFESA - Rede Ferroviária Federal S/A, superintendente da Rádio Educadora de Parnaíba e do Jornal Folha do Litoral. Dirigiu e escreveu para outros jornais na cidade. Ocupa a cadeira de nº 20 que tem como patrono Berilo Neves.
A ALMAG - Associação Magalhense de Letras nasce com o propósito de  estudar a Língua Portuguesa, promover desenvolvimento literário, científico, filosófico e artístico de Magalhães de Almeida.
De Parnaíba, membros da APAL, dentre os quais o presidente José Luiz de Carvalho e o Secretário-Geral Antonio Gallas estarão presentes à solenidade de instalação desta nova Academia de Letras criada no vizinho Estado do Maranhão.

Cidade de Magalhães de Almeida



Nenhum comentário:

Postar um comentário