quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Academia Vitoriense (Instituto de Literatura e Geografia, Artes e Ciências)

 Mais uma  instituição literária é criada no Maranhão. Trata-se da Academia Vitoriense (Instituto de Literatura e Geografia, Artes e Ciências) fundada por intelectuais da cidade de Vitória do Mearim, dentre eles a dra. Maria do Amparo Coelho dos Santos, também pertencente a Academia Parnaibana de Letras -APAL. 
Situada na região denominada de "Baixada Maranhense" distante  aproximadamente 180 Km para a capital São Luis, Vitória do Mearim congrega uma plêiade de advogados, promotores, escritores, músicos, enfim, pessoas ligadas às letras, ciências e artes.

A   fundação da Academia Vitoriense  faz parte das homenagens que estão sendo feitas ao padre Sérgio Lelmetti, um italiano que chegou em Vitória do Mearim no dia 16 de agosto de 1969, adotou a cidade como sua,  e desenvolveu uma intensa atividade  evangelizadora e social até o seu falecimento em 03 de fevereiro de 2019.
A Academia Vitoriense  será instalada solenemente neste sábado, 17 de agosto com a seguinte programação:

No livro Incêndio no Escuro Arimatea Coelho fala do seu passado, relembrando momentos da sua vida e de personagens da cidade. Fala também do presente destacando os problemas sociais vividos pelo povo  daquela cidade maranhense, "além de textos líricos em que se destaca a sua qualidade como escritor".  Arimatea Coelho é irmão da dra. Maria do Amparo Coelho dos Santos, como já citei, uma das fundadoras da referida Academia. 





Um comentário: