terça-feira, 16 de abril de 2019

O ESPETÁCULO DA PAIXÃO DE CRISTO


 O espetáculo da Paixão de Cristo apresentado em diversas cidades brasileiras por artistas locais e, às vezes com convidados especiais, já se tornou uma tradição e muitos foram incluídos no calendário turístico, como é o caso do apresentado em Nova Jerusalém no agreste Pernambucano que vem sendo encenado aproximadamente há meio século.
No Piauí os mais famosos são o de Parnaíba, ao lado da Igreja de São Sebastião, o de Oeiras e o de Floriano.
Em Tutóia, no litoral do Maranhão e região do Delta do Parnaíba e dos Lençóis Maranhenses,  este espetáculo vem sendo apresentado desde 2002  pelo grupo IAHWEH, portanto há 06 anos consecutivos.
Neste ano, pelo que o Blog foi informado,  dois grupos formados por artistas da terra  apresentarão espetáculos sobre a Paixão de Cristo, pois além do que será apresentado pelo grupo IAHWEH na praia da Barra, outro grupo apresentará também no Distrito de Barro Duro cerca de 15 quilômetros do centro da cidade.



O espetáculo que o grupo  IAHWEH traz o nome de A PAIXÃO DE CRISTO de autoria do jornalista, escritor e teatrologo parnaibano, Benjamim Santos,  fundador do Jornal "O Bembém".
 Benjamim Santos escreveu também AS ÚLTIMAS PALAVRAS DE CRISTO que foi encenado pelo referido  grupo de 2016 a 2018.  Neste ano de 2019 o título é A PAIXÃO DE CRISTO.
Para se montar um espetáculo dessa natureza, mesmo com  os artistas se apresentando voluntariamente,   os gastos são altos, tendo em vista despesas com indumentária, cenário, transporte  e outas coisas necessárias para a realização do mesmo.  Infelizmente, o poder público, quer seja prefeitura ou governo, não ajuda financiramente, ou quando ajuda é com uma migalha o  que não é suficiente para cobrir as despesas.
Assim sendo o blog  pede a colaboração voluntária dos leitores  para ajudarmos esses artistas tutoienses realizar  este espetáculo que vai ser de rara beleza. Se você estimado leitor,principalmente empresário,  se dispuser a ajudar  o grupo eis a conta bancária para sua doação.



Agência : 2746-4  - BANCO DO BRASILS.A.  - C/C  21.555-4 -  Titular: VERONICA DAMASCENO SANTOS. Algumas cenas que serão vistas neste espeáculo:

Jesus toma uma criancinha no colo:  passagem do evangélio de Mateus 19.14 quando diz: "deixai vir as mim as criancinhas pois dela será o reino de Deus".

A tentação do demônio a Cristo



 O beijo de Judas

Texto de Antônio Gallas
Imagens Gurup IAHWEH de Teatro



Um comentário: