sexta-feira, 26 de outubro de 2018

POESIAS REFLETIDAS

                    Texto de Antonio Gallas
                         Será neste sábado, 27, o lançamento do livro POESIAS REFLETIDAS  autoria de Benedito Lima.  O evento acontecerá às 19 horas no SESC Caixeral e tem o apoio da Academia Parnaibana de Letras - APAL. 




Em Poesias Refletidas o autor apresenta seus poemas sempre com uma explicação sobre o que motivou fazer aquela poesia, geralmente inspirada em  uma canção famosa de compositor brasileiro,  ou um fato da vida real, como veremos a seguir no poema  REENCONTRO:

            “São Paulo Meu Amor” de Tom Zé; “Sampa” de Caetano Veloso e “Ronda” de Paulo Vanzoline são músicas que sintetizam a cidade de São Paulo, falam da sua grandeza, do seu cotidiano e mostram, de forma realista e romântica ao mesmo tempo, as suas entranhas. Cada uma, à sua maneira, mostra de forma única e poética, a cidade de São Paulo. São tão perfeitas como se os autores ao escrevê-las quisessem esgotar a possibilidade de algum outro poeta ousar escrever sobre as mesmas.
           
              Tom Zé, de forma magnífica descreve a cidade de são Paulo no fim da década de 60 quando ainda tinha oito milhões de habitantes, falando das suas fábricas, da solidão das pessoas e da prostituição no centro da cidade.
            Quem conhece São Paulo e ouve “Sampa” não pode deixar de se encantar com os versos de Caetano Veloso ao descrever a emoção ao ver a cidade pela primeira vez, o corre - corre das pessoas, e o espanto com a grandeza da cidade. 
            Vanzoline por sua vez, faz em “Ronda” uma descrição dos inúmeros encontros e desencontros amorosos que são vivenciados na cidade de São Paulo.
            Todas as vezes que ouvia Ronda, encantado pelos seus versos, rimas, melodia e magistrais interpretações, eu me perguntava se o que fascina a todos seria a beleza da letra, o desencontro ou o fim trágico de um dos personagens como no fragmento abaixo:
“De noite eu rondo a cidade / A te procurar sem encontrar / No meio de olhares espio/ Em todos os bares / Você não está”...
.......................................
“Porém, com perfeita paciência / Volto a te buscar / Hei de encontrar / Bebendo com outras mulheres / Rolando um dadinho / Jogando bilhar /  E neste dia, então / Vai dar na primeira edição / Cena de sangue num bar / Da Avenida São João”.
                                                                                                     ( Paulo Vanzolini)
         
  
    Decidi escrever uma poesia em que a busca pelo amado, ao contrário de “Ronda” que tem um fim trágico, tem um final feliz:

REENCONTRO

Hoje vou sair a sua procura 
Pra acabar com essa tortura
Que sua ausência causa em mim.
Vou lhe procurar nos bares
Em todos os lugares
Em todos os confins.
Se nossos olhares se cruzarem
E você sentir saudade
De quando eu lhe beijava a nuca
E você então maluca,
Me mordia até doer.
Não precisa dizer nada
Basta se sentar a mesa                      
Que vai ser uma beleza 
Quando o dia clarear
Quando o sol beijar as ruas
E você de novo nua, nos meus braços,
Com vontade de amar.
Vou então beijar sua boca

E você como uma louca vai querer se saciar". 

  
                             Benedito Lima é poeta, escritor, graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense e com mestrado em Ergonomia pela Universidade Federal de Santa Catarina. É auditor Fiscal do
Ministério do Trabalho e exerce a  função de coordenador de um dos Grupos Especiais  de Fiscalização Móvel do MT que busca erradicar o trabalho escravo ainda existente em nosso país.
                                       Publicou dois livros técnicos: Erva mate: erva que escraviza e  Degradância Decodificada - e o papel do Estado na sua gênese (em parceria com Renato de Mello). E agora está lançando em Parnaíba o primeiro  livro de poesias de sua autoria intitulado POESIAS REFLETIDAS. 
                                  Por ter participado da organização deste livro, de excelente qualidade, recomendo a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário