sábado, 20 de outubro de 2018

PIAUÍ - 196 ANOS DE INDEPENDÊNCIA

As comemorações por conta dos 196 anos de Independência do Piauí tiveram prosseguimento na manhã desta sexta-feira (19/10) com o tradicional desfile cívico-militar na Praça da Graça, no Centro de Parnaíba. A cidade recebe a celebração todos os anos por ser o berço do movimento que levou à ruptura com o imperador Dom Pedro I.
desfile piaui (5)
O governador Wellington Dias chegou ao local por volta das 07h30 e logo concedeu a permissão oficial para que a solenidade tivesse início. Em seguida, o chefe do executivo estadual realizou a passagem em revista à tropa, conforme determina o protocolo. O hasteamento das bandeiras do Brasil, do Piauí e de Parnaíba foi o próximo passo.
desfile piaui (2)
Depois disso, teve início o desfile em si. Primeiro com a passagem da Polícia Militar, seguidos pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e pelos pelotões dos Escoteiros Mirins. Também passaram por lá as viaturas da PM e do Corpo de Bombeiros, para que antes do fim, houvesse o desfile dos alunos de colégios da rede pública em Parnaíba.
desfile piaui (1)
Ao redor do dispositivo de honra, além do público que foi acompanhar a solenidade, também estiveram presentes o senador eleito Marcelo Castro, o suplente de senador eleito, José Hamilton, o secretário de estado da Saúde, Florentino Neto, o deputado estadual reeleito, Dr. Hélio, além do vice-prefeito de Parnaíba, Marcos Samarone.
desfile piaui (4)
Ao final, as autoridades se deslocaram até o Monumento da Independência, onde em 1822, Simplício Dias da Silva e um grupo de intelectuais da época proclamaram a Independência do Piauí. Como de costume, o governador Wellington Dias depositou uma coroa de flores em homenagem aos chamados heróis da independência.
desfile piaui (3)
O último ato das comemorações pelo Dia do Piauí foi a celebração eucarística realizada na Catedral de Nossa Senhora da Graça. Na noite desta quinta-feira (18) aconteceu a Outorga da Medalha do Mérito Estadual Renascença, a mais alta condecoração destinada pelo Governo do Estado à personalidades por conta de suas contribuições à sociedade.
Postagem e fotos do Portal Costa Norte em 19/10/2018.
Edição: blog do professor gallas

Nenhum comentário:

Postar um comentário