domingo, 2 de setembro de 2018

MAIS SEGURANÇA NAS ESCOLAS ESTADUAIS EM PARNAIBA

Texto de Antonio Gallas
                        Entrou em funcionamento desde  a última  segunda-feira do mês de agosto, dia 27,uma tecnologia  que tem como finalidade  reverter o quadro de violência nas escolas públicas do Estado. Inicialmente 23 escolas da zona sul de Teresina e nove escolas de Parnaíba, todas da rede estadual de educação, já contam com esta ferramenta  - o SOS escolar ou   botão do pânico  que objetiva   obter uma  resposta mais eficiente em  situações de risco nas unidades de ensino, uma vez que permite uma integração em tempo real entre as escolas e os quarteis da Polícia Militar.
                        A medida é uma resposta para a grande onda de assaltos que vem atingindo  as escolas  públicas do Piauí, tanto na capital como no interior do estado. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), somente nos últimos anos já foram registrados mais de 500 casos de roubos a escolas.

                      O SOS escolar ou botão do pânico faz parte do Mobieduca.me, plataforma que ajuda diretores e coordenadores na gestão da unidade de ensino. As escolas que contam com essa plataforma terão acesso ao botão do pânico através do aplicativo de gestão da instituição. Basta então o diretor ou a pessoa com o código de acesso entrar no aplicativo e se utilizar da ferramenta para informar o policiamento de alguma ocorrência na escola.
                        A solenidade de lançamento aqui em Parnaíba  ocorreu na manhã do dia 11 na Unidade Escolar Édison da Paz Cunha  durante a realização do Dia de Ação Escolar e Cidadania promovida pela direção da escola com o apoio da 1ª Regional de Educação, sediada em Parnaíba que tem como gerente a professora   Safira Maria Veras dos Santos.
                       Presentes à solenidade,  a Gerente Safira Santos, o professor Alberto Mágno,  diretor do Édison Cunha,  diretores das escolas agraciadas com o referido kit, professores e autoridades  civis e militares tais como o  Major Antonio Pacífico Neto atual  comandante do Batalhão Major Osmar que inclusive usou da palavra dizendo da sua preocupação sobre a escalada da violência que tem vitimado muitas pessoas e ressaltou a importância daquela ferramenta tecnológica na segurança de alunos e professores  durante a permanência das escolas no período das aulas.   
                         O professor Alberto Mágno,  diretor da Unidade Escolar Edison da Paz Cunha afirmou que há uma necessidade maior de integração entre a população, os pais e estudantes. 
                          A professora Safira usou da palavra para agradecer aos presentes e os convidou para a inauguração/revitalização da Biblioteca  Edison da Paz Cunha, agora com um novo acervo, inclusive com livros paradidáticos entre os quais de alguns escritores e poetas parnaibanos doados pela Academia Parnaibana de Letras. 

                              Após a solenidade na biblioteca,  todos foram convidados para se deslocarem até a quadra da  antiga Escola Normal Francisco Correia para assistirem a  apresentação da Orquestra de Câmara do SESC cuja apresentação empolgou a todos os presentes.

                               O Dia de Ação Escolar e Cidadania que ocorreu na manhã do dia 11 de agosto na Unidade Escolar Edison da Paz Cunha foi revestido de êxito e muito  sucesso pois  teve a presença de um grande público,  graças ao empenho dos professores, diretoria da escola e também dos que compõem o primeiro escalão da 1ª Gerência Regional de Educação.
                                O evento contou com parcerias da Academia Parnaibana de Letras representada pelo seu secretário - geral professor Antonio Gallas Pimentel, pelo bibliotecário, escritor e jornalista Antonio de  Pádua Marques e entidades como Uninassau Parnaíba, UESPI e Instituto Federal do Piauí - IFPI.
ALGUMAS FOTOS DO EVENTO





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário