domingo, 7 de janeiro de 2018

Centenário da Estátua de João Lisboa


Centenário da estátua de João Lisboa

(1918-2018)
 
 
Eudes Lima
   Por Euges Lima (historiador e presidente do IHGM)

 "Eternizado no bronze, depois de o haver sido nas suas obras... afinal, João Lisboa na praça pública!", palavras de José Ribeiro do Amaral, então presidente da Academia Maranhense (atual AML) em discurso por ocasião da inauguração da estátua de João Francisco Lisboa na Praça de mesmo nome, em 1.º de janeiro de 1918.

 


Há cem anos uma grande solenidade parou São Luís para homenagear o "Príncipe dos historiadores brasileiros", segundo Silvio Romero. Dois palanques foram montados, um para as famílias e outro para as autoridades e oradores, todo antigo Largo do Carmo estava decorado com bandeiras e outros adornos, uma grande festa foi preparada.

 

O Maranhão, por meio do então governo do Estado - era governador Antônio Brício de Araújo, membros da Academia Maranhense, resolveram render as maiores homenagens ao grande João Lisboa, o Timon maranhense, inaugurando uma estátua na Praça que já levava seu nome desde 1901.

 

Os cavalheiros, senhoras, moças, crianças, rapazes, todas as autoridades civis, militares e eclesiásticas estavam prestigiando o evento. A filha adotiva do homenageado, Maria Lisboa, também se fez presente com as filhas, em um dos palanques, enfim, todos estavam lá e não queriam perder esse momento por nada. A solenidade iniciou-se às 16 horas e às 21 horas ainda havia bastante gente circulando na Praça.

 

João Lisboa residiu durante muitos anos no antigo Largo do Carmo e o nome da Praça pegou mesmo depois da colocação do monumento que deu uma identidade ao local, um logradouro tão emblemático da nossa história e cultura. Mas por que o primeiro dia do ano para a homenagem? Porque foi a data da publicação do primeiro número de a "Crônica Maranhense", em 1838, que na ocasião fazia 80 anos, foi o jornal que deu muita projeção a João Lisboa, ao lado do “Jornal de Tímon” que o consagrou como historiador, não só maranhense, mas brasileiro.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário