BANCO DO BRASIL ANUNCIA FECHAMENTO DE AGÊNCIAS E DISPONIBILIZA APOSENTADORIA INCENTIVADA
COM FOCO
NO ATENDIMENTO DIGITAL, BB ANUNCIA REORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL E PLANO DE
INCENTIVO À APOSENTADORIA
O Banco do Brasil vai redimensionar sua
estrutura e oferecer plano de incentivo à aposentadoria para público potencial
de até 18 mil pessoas.
O Banco do Brasil anunciou neste
domingo, 20, conjunto de medidas para ampliar o investimento no atendimento
digital e aumentar a eficiência operacional. O BB vai rever e redimensionar a
estrutura da organização em todos os níveis: estratégico (direção geral),
tático (superintendências nos estados), de apoio (órgãos regionais) e de
negócios (agências).
A rede de atendimento passará por
mudanças para se adequar ao novo perfil e comportamento dos clientes, com
otimização de estruturas e ampliação de serviços digitais.
Apenas com a reorganização de suas
unidades, o BB estima redução anual de R$ 750 milhões em despesas,
valor que poderá aumentar significativamente a partir da adesão de funcionários
ao Plano Extraordinário de Incentivo a Aposentadoria, que o Banco também
anuncia hoje.
REVISÃO
DA ESTRUTURA
A estratégia de ampliação do atendimento
por canais digitais prevê a abertura, ainda em 2017, de
mais 255 unidades de atendimento digital, entre escritórios e
agências digitais, que irão se somar às 245 já existentes. Essas
unidades digitais já atendem a 1,3 milhão de clientes, com
expectativa de chegar a 4 milhões até o final de 2017.
Na comparação com o modelo tradicional,
os clientes do atendimento digital mostram-se mais satisfeitos e consomem
até 40% mais produtos e serviços bancários. O novo modelo também é
mais eficiente. Um gerente de contas consegue gerenciar um
número 35% maior de carteiras de clientes, se comparado ao
atendimento nas agências físicas.
No BB, as transações bancárias
realizadas em canais de atendimento físicos estão em forte redução. O
aplicativo do Banco para celular já conta com 9,4 milhões de clientes
que realizam cerca de 1 bilhão de transações bancárias por mês, ou 40% do
total. Outros 27% são realizadas pela internet. A expectativa do BB é
que o número de clientes que utilizam o aplicativo para celular chegue
a 15 milhões até dezembro do próximo ano.
Na semana passada, o Banco do Brasil
lançou a sua conta totalmente digital, o BB Conta Fácil, com previsão de
abertura de 1,8 milhão de contas em 2017.
Além da ampliação do atendimento
digital, a revisão das agências do BB considerou também a localização de
unidades próximas entre si, incluindo dependências originadas dos antigos
bancos Besc e Nossa Caixa, que foram incorporados pelo BB.
O Banco do Brasil também irá promover
ajustes em órgãos regionais de apoio aos negócios que terão atividades centralizadas
nacionalmente ou em outros estados, com ganho de eficiência.
Na Direção Geral, o Banco do Brasil irá
encerrar 3 unidades estratégicas, com as transferências de suas funções para
outras diretorias do Banco.
PLANO DE
INCENTIVO À APOSENTADORIA
A revisão da estrutura do BB levará à
redução de 9.072 vagas no quadro de pessoal. Para a adequação, o BB
lançará Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada para público
potencial de até 18 mil pessoas que já reúnem condições para se
aposentar, com adesão totalmente voluntária.
Será concedido incentivo de desligamento
correspondente ao valor de doze salários, além de indenização pelo tempo de
serviço, que varia de 1 a 3 salários, a depender do tempo de Banco (entre 15 e
30 anos completos).
JORNADA
DE SEIS HORAS
Outra medida refere-se à ampliação do
público potencial para adesão à jornada opcional de trabalho de 6 horas
diárias. A partir de hoje, cerca de 6 mil assessores da Direção Geral
e superintendências também poderão aderir voluntariamente à nova jornada.
A adesão resultará na redução de 16,25%
do valor de referência da função, enquanto a jornada será reduzida em 25%. Se
considerado o valor da hora trabalhada, haverá aumento de 12% para os
funcionários que aderirem à nova jornada.
A jornada de seis horas já foi
anteriormente oferecida a funcionários que ocupam cargos comissionados não
gerenciais na rede de agências e em órgãos regionais, com 71% de adesão.
COMUNICAÇÃO
AOS CLIENTES
O encerramento das agências e a
implantação das demais medidas ocorrerá ao longo de 2017 e será precedido por
ampla comunicação aos clientes em canais diversificados, como o
hotsite www.bb.com.br/novoatendimento, SMS, aplicativo para celular,
terminais de autoatendimento, além de correspondências e cartazes nas agências.
O Banco também divulgou telefones
exclusivos para atendimento aos clientes sobre mudanças de
agência: 4003-5282 ou 0800 729 5282 para pessoas físicas
e 4003-5281 ou 0800 729 5281 para empresas. A Central
funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 22h.
A mudança de agência é automática. Os
clientes não precisam fazer qualquer procedimento adicional e podem manter seus
cartões e senhas para transações na nova agência, mesmo que haja alteração no
número da conta.
Além dos pontos físicos, o BB oferece a
maioria das transações pelo aplicativo para celular e Internet - canais que
mais crescem hoje na preferência dos clientes.
Fonte: Unidade Assessoria de Imprensa - Brasília DF
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