segunda-feira, 21 de novembro de 2016


ARAIOSES INOVA NA ESCOLHA DE SECRETÁRIOS MUNICIPIAIS
 Texto de Antônio Gallas
 
            Um fato inédito aconteceu no vizinho município de Araioses no  Estado do  Maranhão ela primeira vez um secretário municipal foi escolhido em votação direta pelos membros da mesma categoria.  Pela primeira vez um secretário municipal foi escolhido em votação direta pelos membros da mesma categoria.
            O médico Cristino Gonçalves de Araújo que a partir do primeiro dia do ano de 2017 comandará o município de Araioses, eleito prefeito pela maioria de votos da população, não deu bolas para pedidos, nem aos disse-me-disse, aos boatos ou especulações que corriam na cidade sobre quem seria o novo ou a nova secretária de educação do município, e resolveu inovar promovendo um concurso entre os membros da categoria.
            Para concorrer ao cargo de Secretário Municipal de Educação do município de Araioses, o professor teria que cumprir determinadas exigências expostas num regulamento que foi elaborado por uma comissão de professores responsável pela   eleição. Dentre estas exigências a de ser professor concursado ou estável da rede municipal de ensino.
            Três professores concorreram ao cargo. A professora Silvana Maria Lima, natural de Parnaíba – PI, o professor Edson Lira do Nascimento, natural de Araioses e o professor José de Ribamar Carvalho Filho, o Ribinha, também natural de Araióses. Todos com formação superior e áreas da educação e com capacidade para o exercício do cargo. O vencedor foi o professor José de Ribamar Carvalho Filho.
 
            Agiu certo o prefeito eleito dr. Cristino.  Se a maioria dos administradores municipais agissem dessa forma acredito que muitos problemas que enfrentam os administradores municipais com seus secretários seriam evitados. É como diz o ditado criado por um parnaibano famoso por suas tiradas às vezes folclóricas, mas que no fundo reflete filosofia: “cada qual no seu cada qual”, ou seja, cada macaco no seu galho. De que adianta colocar um técnico, um burocrata para dirigir uma pasta da qual ele não tem nenhum conhecimento?
 
            No caso de Araioses o que prevaleceu foi a vontade dos membros da categoria, os colegas de magistério do professor Ribamar que deram a ele um voto de confiança e esperam que ele não os decepcionem.
            Quanto ao prefeito eleito, dr. Cristino, esse ato já deixa bem claro que fará uma administração  sensata, coesa, responsável, atendendo aos anseios da população, diferente de muitos administradores que esquecem o povo, quem os ajudou na campanha e defende  somente seus próprios interesses  e os de seus amigos ou apaniguados políticos.
            Essa atitude do dr. Cristino em escolher um secretário indicado por membros da mesma categoria deveria servir como espelho para muitos outros
É a primeira fez que fato dessa natureza ocorre em Araioses e provavelmente nunca ocorreu em administração nenhuma em outras cidades do País, até porque a secretaria de educação é uma das mais importantes pastas da administração municipal.
 
 
Professor Ribinha, Dr. Cristino e Dona Sônia, após a eleição
Professor Ribamar, Dr. Cristino, e futura primeira dama Sra. Sônia.
Fotos do blog do Daby Santos. 


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário