Em solenidade presidida por Fides Angélica e Fonseca Neto, respectivamente presidente e vice-presidente da APL, e ainda com a participação dos acadêmicos Wilson Brandão, Elmar Carvalho, Zózimo Tavares e Reginaldo Miranda, a Academia Piauiense de Letras - APL realizou na manhã de sábado dia 06, em sua sede na Avenida Miguel Rosa, o Segundo Encontro de Academias de Letras do Estado do Piauí, que tem como objetivo o fortalecimento do intercâmbio entre instituições que atuam na preservação, pesquisa e difusão das letras piauienses. O evento contou com a participação de representantes de diversas academias congêneres do Estado, sendo que na oportunidade houve lançamento da coletânea "Rio Abaixo Sertão Arriba" considerada um marco para a literatura estadual, tendo em vista valorizar diversos estilos, expressões e trajetórias presentes nas entidades literárias piauienses. Além da antologia citada outras obras também foram lançadas, entre elas "Uma Trajetória de 120 anos do Futebol Piauiense" do radialista e escritor Celso Carvalho, que também será lançada em Parnaíba, dia 16, no auditório "Testa Branca" da Academia Parnaibana de Letras.
A Academia Parnaibana de letras - APAL esteve representada pelo seu presidente José Luiz de Carvalho e pelo secretário geral Antonio Gallas que em suas falas ressaltaram a importância do evento.
A antologia Rio Abaixo, Sertão Arriba, organizada pelo acadêmico Antônio Fonseca Neto, "reúne múltiplas vozes e perspectivas sobre o universo ribeirinho e sertanejo, reforçando a diversidade temática e estética que atravessa a literatura produzida no Piauí", conforme destaca a jornalista Vanize Lemos no site da Academia Piauiense de Letras.
Da Academia Parnaibana de Letras - APAL, participam os seguintes membros: Altevi Esteves, Antônio Gallas Pimentel, Antônio de Pádua Ribeiro dos Santos, José Luiz de Carvalho e Maria Dilma Pontes de Brito.
O Segundo Encontro de Academias de Letras do Estado do Piauí foi bastante produtivo e serviu para uma maior fortalecimento e união das classes literárias piauienses, e conforme destacou a presidente Fides Angélica "a continuidade desse diálogo consolida uma rede essencial à promoção do livro, da leitura e da formação cultural", portanto, vamos aguardar os próximos.
Nos intervalos e no final um lauto coquetel foi servido aos participantes.
Outras fotos:
Texto de Antonio Gallas
Nenhum comentário:
Postar um comentário