terça-feira, 21 de janeiro de 2025

TRAÇOS DA VIDA E DA OBRA DE VAN GOGH

 

Conforme amplamente divulgada na imprensa  e mídia local, foi realizada com muito sucesso a  palestra com o tema  TRAÇOS DA VIDA E DA OBRA DE VAN GOGH proferida pelo médico magalhense Francisco Chagas Lima e Silva, membro da Academia Mineira de Medicina e da Academia Magalhense de Letras - ALMAG,  da sua terra natal - Magalhães de Almeida.

O evento  realizado na sexta-feira,dia 17, no auditório central da UFDPar,    iniciativa da Academia Parnaibana de Letras - APAL  contou com o apoio da  Reitoria da Universidade Federal Delta do Parnaíba  - UFDPar.     Teve a participação de  um público  seleto, composto .de  pessoas da sociedade parnaibana, intelectuais, admiradores da obra do pintor,  além de pessoas vindas do vizinho estado do Maranhão como a professora Joanna Coutinho,  de Araioses,  e o professor Gilberto Wagener,  de Magalhães de Almeida. A professora Joanna Coutinho é fundadora e presidente Grupo Reviver ❤️Terceira Idade em Ação, enquanto que o professor Gilberto Wagner é o fundador e presidente da Academia Magalhense de Letras - ALMAG , entidade da qual o palestrante é membro e ocupa a cadeira de   número 01 que tem como patrono o Dr. João Renor, que inclusive foi professor na Universidade Federal  Federal do Piauí, em Teresina.

Antecedendo a fala do palestrante, o  músico parnaibano Gregório Neto animou a parte musical do evento, executando e cantando belíssimas canções do repertório nacional, inclusive em solo e acordes do violão executou o Hino da Parnaíba, recebendo aplausos de todos.

A palestra agradou a todos, enriqueceu o conhecimento dos presentes,  e ao final, Dr. Chagas recebeu cumprimentos,  abraços e todos queriam ser fotografados com ele. 

Diante do sucesso, a APAL, agora em parceria com a UFDPar, pretende realizar outros eventos semelhantes para dar continuidade ao projeto ACADEMIA VIVA, instituído desde 2017 quando a  atual diretoria tomou posse em seu primeiro mandato. Vejam algumas fotos do evento:




O cerimonial ficou a cargo do poeta e escritor Daltro Paiva.

Texto: Gallas Pimentel

Fotos:Darlan Silva - o reporter






Nenhum comentário:

Postar um comentário